Firefox terá abas verticais e agrupamento de abas, e mais

Segundo um anuncio do Community Manager da Mozilla, em breve o Firefox terá abas verticais e agrupamento de abas, e mais.

A Mozilla revelou seus planos para o Firefox, incluindo abas verticais, agrupamento de abas, navegação mais rápida, privacidade aprimorada e muito mais.

Firefox terá abas verticais e agrupamento de abas, e mais

Firefox terá abas verticais e agrupamento de abas, e mais
Firefox terá abas verticais e agrupamento de abas, e mais

O Community Manager da Mozilla, assinando assim como Jon, anunciou uma série de atualizações significativas para o navegador Firefox, com foco em recursos solicitados pelos usuários, medidas de privacidade aprimoradas e melhorias de desempenho.

Essas mudanças, esperadas para o próximo ano, visam tornar o navegador mais rápido, mais eficiente, mais intuitivo e mais seguro para seus usuários. Aqui estão eles.

Talvez o mais impressionante entre eles sejam os recursos muito esperados e solicitados em relação ao agrupamento de abas e abas verticais, que ajudarão os usuários a gerenciar várias abas com mais eficiência, mesmo que sejam centenas.

Uma barra lateral redesenhada também está no mapa para fornecer acesso rápido a ferramentas e sites usados com frequência. Além disso, um novo sistema de gerenciamento de perfis permitirá aos usuários separar facilmente sua navegação para uso profissional, escolar e pessoal.

Além disso, o Firefox oferecerá papéis de parede personalizáveis para novas abas, permitindo aos usuários personalizar o navegador com fotografias, cores e designs abstratos.

Menus simplificados também estão na agenda, projetados para reduzir a confusão visual e priorizar ações essenciais do usuário, tornando a navegação mais rápida e direta.

A Mozilla continuará a priorizar a velocidade e capacidade de resposta do Firefox.

As próximas versões contarão com carregamentos de página e tempos de inicialização mais rápidos, contribuindo para uma experiência de navegação mais suave e melhor conservação da bateria em dispositivos móveis.

O Firefox já registou uma melhoria de 20% na capacidade de resposta, conforme medido pelo Speedometer 3, uma ferramenta de benchmarking desenvolvida em colaboração com outras empresas líderes em tecnologia.

Além disso, a Mozilla participa ativamente do projeto Interop, que visa melhorar a compatibilidade de sites em diferentes navegadores.

Esta iniciativa faz parte do esforço mais amplo da Mozilla para melhorar o ecossistema web e garantir uma experiência de usuário perfeita, independentemente do navegador utilizado.

Privacidade e processamento local de dados

As próximas atualizações da Mozilla também enfatizam a privacidade do usuário. O Firefox foi projetado para executar muitas funções localmente, como tradução e edição de PDF, no dispositivo do usuário, em vez de processar dados em servidores remotos.

A Mozilla também explora o uso de IA local no dispositivo para fornecer novas funcionalidades enquanto mantém a privacidade.

Um próximo recurso, com lançamento previsto para o próximo trimestre, usará IA para gerar texto alternativo para imagens em PDFs, melhorando a acessibilidade para usuários com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem.

Este recurso processará os dados diretamente no dispositivo do usuário, mantendo as informações confidenciais privadas e seguras.

Para informações mais detalhadas sobre tudo que está chegando ao Firefox, visite o anúncio.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.