Flathub atualizou a interface de seu site

E o Flathub atualizou a interface de seu site, deixando ainda mais parecido com cara de loja geral de aplicativos para Linux.

Desde o início o Flathub pretendia ser aquela loja geral de aplicativos para Linux, e está conseguindo, por mais que possa prejudicar a Canonical, já que a maioria dos desenvolvedores opta por oferecer seu software em pacotes flatpak antes de fazê-lo no formato snap.

E com mudanças como a que trazemos hoje, as coisas parecem ainda melhores.

Flathub atualizou a interface de seu site

Flathub atualizou a interface de seu site
Flathub atualizou a interface de seu site

Dê uma olhada na captura de tela acima. Isso não faz você lembra do GNOME software?

Possui uma seção de destaques na parte superior, em um elemento interativo; abaixo, a aplicação do dia; à direita, as instruções para adicionar suporte para Flathub à nossa distribuição Linux; e depois as diferentes seções: tendências, populares, novos e atualizados. Muito diferente de como era antes.

Flathub atualizou a interface de seu site
Flathub atualizou a interface de seu site

Na semana passada, o Flathub estava como a imagem acima desse parágrafo.

Para começar, ele entrou na página principal, o que pode ser considerado um comportamento normal até você entrar na nova versão e te direcionar diretamente para uma opção no idioma para o qual seu navegador está configurado.

Se você está se perguntando por que os aplicativos não têm ícone, simplesmente porque é uma captura de tela de um site que tem a página em seu registro, como uma máquina do tempo.

A mudança, pelo menos por enquanto, permaneceu na página principal de seu site, o que não é pouca coisa. Quando clicamos no cartão de qualquer aplicativo, o que vemos é o mesmo que vimos até agora.

O que também não faz é instalar os aplicativos a partir do botão “instalar”, a menos que a loja de software da nossa distribuição, a real, aquela onde obtemos os aplicativos, seja compatível.

Sem fazer muito barulho, Flathub continua dando passos para se tornar nossa opção favorita para instalação de aplicativos no Linux, independentemente da distribuição em que estejamos.

Mudanças como essa só contribuem e certamente virão como uma inundação para os usuários da distribuição que não possuem loja própria.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.