Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Flatpak 1.11.1 lançado com mudanças para o Steam e muito mais

O Flatpak 1.11.1 foi lançado com mudanças para o Steam, melhor suporte para programas de linha de comando, e mais. Confira os detalhes dessa atualização.

Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.

O Flatpak é um concorrente direto do formato Snap, pois é um tipo de sistema de gerenciamento de aplicativos multissistema, pois funciona no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Red Hat, Mint, Endless, Arch, Gentoo, Solus, Alpine, Mageia, Pop!_OS, elementary OS e nos derivados destes.

Agora, o Flatpak 1.11.1 foi lançado como o primeiro passo de desenvolvimento para o eventual lançamento estável do Flatpak 1.12.

Novidades do Flatpak 1.11.1

Flatpak 1.11.1 lançado com mudanças para o Steam e muito mais

Sendo a primeira versão de desenvolvimento da nova série, Flatpak 1.11.1 traz algumas mudanças de recursos notáveis.

Uma das mudanças com Flatpak 1.11.1 que vale a pena mencionar é permitir que sub-sandboxes tenham um /usr e /ou/ app diferente.

Este recurso está sendo usado inicialmente pelo esforço Flatpak Steam para lançar jogos dentro de seu próprio run-time de contêiner, aparecendo como um /usr substituído. Basicamente, para ser capaz de lidar com o Steam Runtime Linux em um ambiente de sandbox Flatpak.

Flatpak 1.11.1 também tem melhor suporte para programas de interface de usuário de texto/linha de comando, como o GNU Debugger (GDB) e editor de texto Nano.

O problema até agora era a variável de ambiente “TERM” não ser exposta ao software contido, o que quebrou programas baseados em Ncurses. Com o TERM agora aprovado no Flatpak-Enter, os gostos do GDB e Nano devem funcionar dentro do Flatpak.

Flatpak 1.11.1 agora também compartilha o mesmo diretório /tmp e $XDG_RUNTIME_DIR entre todas as instâncias do mesmo software de ID de aplicativo. Também há suporte opcional para compartilhar o mesmo diretório de memória compartilhada /dev/shm.

Esta versão de desenvolvimento também contém correções para falhas de teste em hardware não x86_64 e uma variedade de outras correções. Downloads e mais detalhes sobre este marco de desenvolvimento em direção ao Flatpak 1.12 podem ser encontrados via GitHub.

Além disso, se você estiver interessado em instalar aplicativos Flatpak, vá em frente e navegue no portal Flathub ou pesquise por flatpak aqui no Blog.

Como instalar ou atualizar o Flatpak

O Flatpak 1.11.1 estará disponível como uma atualização de sistema na sua distro favorita, aí bastará fazer a atualização.

E se você ainda não tem o recurso no seu sistema, para instalar a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Sair da versão mobile