Flatpak 1.3.2 lançado com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado

Flatpak 1.3.2 lançado com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado
Flatpak 1.3.2 lançado com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado

Foi lançado o Flatpak 1.3.2 com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado e muito mais. Confira todas as novidades dessa atualização.

Flatpak é a tecnologia de próxima geração para a construção e instalação de aplicativos de desktop, que promete revolucionar a forma de instalar programas no Linux.

Flatpak 1.3.2 lançado com uso de um sistema de arquivos FUSE personalizado

O desenvolvedor e mantenedor do Flatpak, Alexander Larsson, Flatpak 1.3.2 como o mais novo lançamento de desenvolvimento instável do framework de distribuição e sandbox de aplicativos Linux.

Novidades do Flatpak 1.3

O Flatpak 1.3.2 se baseia na versão instável do Flatpak 1.3 do mês passado, com mais alterações de baixo nível para aumentar a segurança e a confiabilidade dos Flatpaks.

Uma grande mudança foi feita com o Flatpak 1.3.2, afetando como as instalações de todo o sistema são feitas como usuário.


Até agora, o Flatpak dependia de um processo que envolvia um diretório temporário pertencente ao usuário e copiava de lá, mas esse método envolvia E/S desnecessária e utilizava temporariamente mais espaço em disco.

Começando com o Flatpak 1.3.2, um sistema de arquivos FUSE personalizado é usado para gravar o usuário e os arquivos podem ser importados diretamente para o repositório do sistema sem nenhuma operação de cópia extra.

Mas, devido a isso, o Flatpak agora depende do FUSE (File-Systems in User-Space) e também requer um usuário “flatpak” no sistema, além de garantir que o SELinux não interfira no processo para o qual há um novo módulo SELinux.

O Flatpak 1.3.2 também suporta agora uma versão de finalização de uma nova versão, uma nova permissão para acessar cartões inteligentes, novos campos para arquivos de repositório Flatpak e outras alterações.

Mais detalhes sobre o lançamento do desenvolvimento Flatpak 1.3.2 via GitHub do Flatpak. Essas mudanças culminarão com a versão estável do Flatpak 1.4 no final deste ano.

Como instalar ou atualizar o Flatpak 1.3.2

Os usuários avançados, desenvolvedores/empacotadores de aplicativos e usuários avançados interessados ​​em obter uma rápida olhada nos novos recursos e aprimoramentos da série estável Flatpak 1.4 podem agora fazer o download e compilar os fontes Flatpak 1.3.2 a partir do anúncio do GitHub, ou instale os binários dos repositórios de software de suas distribuições Linux favoritas.

Se você já usa o Flatpak na sua distribuição, a versão mais recente aparecerá em brev nas atualizações de sistema, então, basta manter seu PC atualizado.

Quem ainda não tem a tecnologia instalada, para ter a versão mais recente do Flatpak nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile