Fortnite já está instalado em 15 milhões de dispositivos Android

A Epic Games anúnciou que o Fortnite já está instalado em 15 milhões de dispositivos Android. Confira os detalhes por trás dessa incrível marca.


Fortnite é um jogo criado em 2017 pela Epic Games. Ele foi lançado como diferentes pacotes de software com diferentes modos de jogo que compartilham a mesma jogabilidade e motor gráfico de jogo.

Fortnite já está instalado em 15 milhões de dispositivos Android
Fortnite já está instalado em 15 milhões de dispositivos Android

Os modos de jogo incluem Fortnite:

  • Save the World, um jogo cooperativo de sobrevivência para até quatro jogadores para lutar contra cascas de zumbis e defender objetos com fortificações que eles possam construir
  • Fortnite Battle Royale, um jogo free-to-play do gênero battle royale onde até 100 jogadores lutam em espaços cada vez menores para serem a última pessoa ou time vencedor.
  • Esses modos de jogo foram lançados em 2017 como títulos de acesso antecipado; Save the World está disponível apenas para Microsoft Windows, macOS, PlayStation 4 e Xbox One, enquanto Battle Royale foi lançado para essas mesmas plataformas, incluindo o Nintendo Switch e dispositivos iOS e Android.

    Fortnite já está instalado em 15 milhões de dispositivos Android

    Fortnite atingiu recentemente a marca de 15 milhões de instalações no Android e 23 milhões de jogadores, uma conquista ainda mais impressionante, considerando que eles não usaram a loja Google Play.

    Depois de ser lançado em 9 de agosto em alguns dispositivos Samsung, o programa Fortnite Android Beta apenas para convidados, conseguiu reunir uma grande quantidade de interesse de players móveis, já que essa fase de convite, seguiu uma tendência similar à para iOS .

    De acordo com o relatório Fortnite Android Beta da Epic Games, havia muitos problemas técnicos para lidar, considerando o grande número de fabricantes de dispositivos e o ecossistema altamente fragmentado do Android.

    Eles precisavam lidar com tudo, de diferentes SOCs e variantes do sistema operacional Android modificadas por cada fabricante para atender às suas necessidades específicas de hardware, a configurações personalizadas de gerenciamento de energia e diferentes versões de gráficos para a mesmo CPU.

    Todos esses problemas acabariam levando a bugs e problemas muito diferentes ao executar o Fortnite ou seu instalador em dois dispositivos Android com o mesmo hardware.

    Em seu relatório, a Epic Games afirmou o seguinte:

    “Trabalhamos em estreita colaboração com a Samsung para criar perfis e otimizar o Fortnite em seus dispositivos. A Samsung enviou engenheiros para vários escritórios da Epic em todo o mundo e trabalhou diretamente com nossos engenheiros em otimizações e análise de desempenho e contribuiu com muitas mudanças de código especialmente para o renderizador da Vulkan”

    Como declarado em seu relatório, mais de 92% de todas as instalações do Fortnite no Android estão sendo executadas em dispositivos com Android 8 Oreo ou posterior, enquanto cerca de 8% são em aparelhos Android 7 Nougat e inferiores a 0,5% foram instalados em versões do Android anteriores a 2015

    Ao distribuir o Fortnite para dispositivos Android, a Epic Games também precisou lidar com malwares e golpes distribuídos por meio de sites não autorizados com a pegada “Fortnite para Android”, uma prática bem conhecida por bandidos e usada para tirar proveito de apps distribuídos em formato apk.

    Sobre isso, a Epic Games disse o seguinte:

    “Até agora, a Epic instigou uma ação em 47 sites ‘Fortnite for Android’ não autorizados, muitos dos quais parecem ser dirigidos pelos mesmos maus atores. Continuamos a policiar a situação com o objetivo de desativá-los ou restringir o acesso, aproveitando a conexão da Epic com uma rede de parceiros antifraude (incluindo ISPs, empresas de navegadores e empresas de antivírus).”

    Se o Fortnite Android Beta permanecer no curso, é altamente esperado que ele passe facilmente a marca dos 100 milhões de downloads, algo que o programa Fortnite iOS beta ultrapassou em cerca de três meses.

    O que está sendo falado no blog

    Sobre o Marcelo Souza

    Entusiasta de software livre, especialista em aplicativos de edição de vídeos e editoração eletrônica, responsável pelo projeto LivreLabs e colaborador no Blog do Edivaldo.

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.