FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award

FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award
FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award

Em meio a conferência LibrePlanet 2021 a FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award, em uma cerimônia de premiação virtual.

Sim. Durante a conferência LibrePlanet 2021, que foi realizada online como no ano passado, foi realizada a cerimônia de premiação virtual, na qual os vencedores do “Free Software Awards 2020 Annual Award”, estabelecido pela Free Software Foundation (FSF) e é concedido a pessoas físicas que fazem a contribuição mais significativa para o Software de Desenvolvimento Livre, bem como para projetos gratuitos socialmente significativos.

FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award

FSF anunciou os vencedores do Free Software Awards 2020 Annual Award

As placas comemorativas e os certificados atribuídos na cerimónia foram enviados aos vencedores por correio (o prémio FSF não implica qualquer recompensa em dinheiro).

O Prêmio de Promoção e Desenvolvimento de Software Livre foi para Bradley M. Kuhn, CEO e co-fundador da Software Freedom Conservancy (SFC). Bradley é conhecido por seus esforços para persuadir as pessoas a cumprir a GPL, identificar violações da GPL e fazer cumprir legalmente os requisitos da GPL.

Bradley M. Kuhn

Na nomeação atribuída a projetos que trouxeram benefícios significativos à sociedade e contribuíram para a resolução de importantes problemas sociais, o prémio foi atribuído ao projeto CiviCRM, que desenvolve uma plataforma aberta para a gestão de entidades públicas e sem fins lucrativos, bem como de comunidades de voluntários.
CiviCRM

O projeto está sendo desenvolvido como uma alternativa gratuita ao CRM comercial, otimizado para organizar a interação com os participantes envolvidos e para planejar o trabalho dos funcionários de organizações sem fins lucrativos.

O código é escrito em PHP, vem na forma de módulos para Drupal, Joomla, Backdrop e WordPress e tem licença AGPLv3.

A Nomeação para Contribuição de Destaque de um Novo Participante para o Desenvolvimento de Software Livre, dada a Iniciantes, a primeira contribuição que mostrou compromisso significativo com o movimento do software livre, o prêmio recebido por Alice Rosenzweig (Alyssa Rosenzweig) da Collabora, desenvolveu um driver Panfrost gratuito para a microarquitetura de GPU Midgard e Bifrost Mali, e também participou do trabalho na GPU Apple M1 reversa.

Alice Rosenzweig

Lista dos vencedores anteriores:

  • 2019 Jim Meyering, mantenedor do pacote GNU Coreutils desde 1991, um dos principais desenvolvedores de autotools e criador do Gnulib.
  • 2018 Deborah Nicholson, Diretora de Envolvimento Comunitário da Software Freedom Conservancy
  • 2017 Karen Sandler, Diretora da Software Freedom Conservancy.
  • 2016 Alexandre Oliva, desenvolvedor e divulgador brasileiro de software livre, fundador da Fundação. Latinoamericana de Software Libre, autora do projeto Linux-Libre (versão totalmente gratuita do kernel Linux).
  • 2015 Werner Koch, criador e desenvolvedor líder do kit de ferramentas GnuPG (GNU Privacy Guard).
  • 2014 Sébastien Jodogne, autor de Orthanc, um servidor DICOM gratuito para acessar dados de CT.
  • 2013 Matthew Garrett, co-desenvolvedor do kernel Linux e membro do conselho técnico da Linux Foundation, fez contribuições significativas para tornar o Linux inicializável em sistemas com UEFI Secure Boot.
  • 2012 Fernando Perez, autor de IPython, um shell interativo para Python.
  • 2011 Yukihiro Matsumoto, autor da linguagem de programação Ruby. Yukihiro esteve envolvido no desenvolvimento de GNU, Ruby e outros projetos de código aberto por 20 anos.
  • 2010 Rob Savoye, Líder do Projeto Gnash Free Flash Player, Colaborador do GCC, GDB, DejaGnu, Newlib, Libgloss, Cygwin, eCos, Expect, Fundador do Open Media Now.
  • 2009 John Gilmore, co-fundador da Electronic Frontier Foundation, criador da lendária lista de mala direta Cypherpunks e hierarquia de conferências alternativas. * Usenet. Fundador da Cygnus Solutions, a primeira a fornecer suporte comercial para soluções de software livre. Fundador dos projetos gratuitos Cygwin, GNU Radio, Gnash, GNU tar, GNU UUCP e FreeS / WAN.
  • 2008 Wietse Venema (renomado especialista em segurança de TI, criador de projetos populares como Postfix, TCP Wrapper, SATAN e The Coroner’s Toolkit).
  • 2007 Harald Welte (arquiteto da plataforma móvel OpenMoko, um dos 5 principais desenvolvedores de netfilter / iptables, mantenedor do subsistema de filtragem de pacotes do kernel Linux, ativista do movimento de software livre, criador do gpl-violations.org).
  • 2006 Theodore T’so (Kerberos v5, desenvolvedor de sistema de arquivos ext2 / ext3, hacker de kernel Linux conhecido e membro do grupo que desenvolveu a especificação IPSEC).
  • 2005 Andrew Tridgell (criador dos projetos samba e rsync).

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile