Funtoo Linux 1.3 lançado – Confira as novidades e baixe

Daniel Robbins anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Funtoo Linux 1.3. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


O Funtoo Linux é uma distribuição baseada no Gentoo desenvolvida por Daniel Robbins (o fundador e ex-líder de projeto do Gentoo Linux) e uma equipe central de desenvolvedores, construída em torno de uma visão básica de melhoria das principais tecnologias no Gentoo Linux.

Funtoo Linux 1.3 lançado - Confira as novidades e baixe
Funtoo Linux 1.3 lançado – Confira as novidades e baixe

O Funtoo Linux possui suporte UTF-8 nativo habilitado por padrão, uma árvore do Portage distribuída baseada em git e sobreposição de Funtoo, um Portage aprimorado com árvore de mini-manifesto mais compacta, importações automatizadas de novas alterações do Gentoo a cada 12 horas, suporte de inicialização GPT/GUID e configuração de inicialização simplificada, configuração de rede aprimorada, Funtoo stages stable e current ​​atualizados – todos construídos usando a ferramenta de construção Metro do Funtoo.

Novidades do Funtoo Linux 1.3

A versão 1.3 traz uma depreciação do suporte “multilib”, entre outras mudanças:

A capacidade das versões de 64 bits do Funtoo Linux para executar aplicativos herdados de 32 bits foi preterida, de modo que o Funtoo Linux para CPUs de 64 bits agora é apenas de 64 bits, o que costumava ser oferecido como uma compilação ‘pure64’ separada.

Isso foi feito porque o suporte de 32 bits foi criado originalmente como uma medida de intervalo de 15 anos para permitir uma transição perfeita para a computação de 64 bits.

E acreditando que chegou a hora de eliminar essa carga de manutenção e concentrar os esforços, que historicamente sido gasto em compatibilidade de 32 bits, em outras áreas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Funtoo Linux 1.3

O projeto Funtoo não fornece imagens ISO de inicialização ou live. Em vez disso, os usuários são direcionados para o SystemRescueCd baseado no Gentoo para iniciar qualquer nova instalação.

Compilações otimizadas (ou “stages”) estão disponíveis para vários processadores AMD e Intel, bem como as arquiteturas ARM e ARM64 e os computadores de placa única Raspberry Pi e ODROID – visite a página ”Subarches’ do projeto para obter uma lista completa.

A imagem ISO do Funtoo Linux 1.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Um manual de instalação abrangente pode ser encontrado nesse endereço.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock