Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware

Para não ser considerado apenas uma atualização do modelo original, o futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware.

O próximo PC portátil para jogos da Asus chegará em breve, mas não o chame de Asus ROG Ally de última geração.

Isso porque o próximo Asus ROG Ally X terá a mesma tela de 7 polegadas, 1920 x 1080 pixels, 120 Hz com taxa de atualização variável e o mesmo processador AMD Ryzen Z1 Extreme do modelo original lançado no ano passado.

Mas embora a Asus ainda não forneça todos os detalhes sobre o novo modelo, a empresa afirma que revelará mais informações durante um evento de lançamento em 2 de junho de 2024. Por enquanto, a Asus revelou que o Asus ROG Ally X trará vários atualizações importantes de hardware.

Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware

Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware
Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware

Sim. O futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware. Algumas dessas melhorias incluem:

  • Melhor duração da bateria (graças a uma bateria maior com 30 a 40% mais capacidade )
  • Memória e armazenamento aprimorados
  • Melhorias no porto
  • “Outras mudanças físicas”

Em um pequeno vídeo teaser, o gerente sênior de marketing de conteúdo da Asus ROG, Whitson Gordon, fez um movimento com as mãos quando surgiu o assunto dessas “outras mudanças físicas” que sugerem que as mudanças podem estar relacionadas ao controlador de jogo.

Quanto às melhorias de memória, o Asus ROG Ally original possui 16 GB de memória LPDDR5-6400, então parece que o ROG Ally X terá mais memória (embora não esteja claro se todos os modelos terão memória adicional, isso é apenas uma opção).

E embora o atual ROG Ally tenha um slot M.2 2230 para um SSD de substituição pelo usuário, espera-se que o ROG Ally X tenha um slot M.2 mais longo, o que deve aumentar o número de SSDs que podem ser usados com o sistema.

E embora o Asus ROG Ally original tenha sido amplamente bem recebido como um PC portátil para jogos que oferece excelente custo-benefício, ele parece sofrer de um defeito de hardware significativo: a localização do leitor de cartão microSD.

A Asus colocou o slot de armazenamento removível diretamente acima de uma saída de exaustão, e muitos usuários relataram que isso pode causar superaquecimento do leitor de cartão SD.

Às vezes, isso danifica tanto um cartão SD que ele não pode mais ser usado, e às vezes até faz com que o próprio leitor de cartão SD fique permanentemente inutilizável.

Apesar dos numerosos relatos sobre o problema do cartão SD, a Asus continua insistindo que não há defeito de hardware. Mas a empresa disse ao The Verge que revisou a placa-mãe do ROG Ally X de uma forma que move o leitor de cartão SD (e alguns outros componentes).

A Asus também está planejando entregar uma atualização de software para o software Armoury Crate SE 1.5 para seus portáteis ROG Ally.

A versão 1.5 trará novos recursos, incluindo guias adicionais para manter os jogos organizados por plataforma de jogo (Steam, Epic, GOG, etc), além de adicionar uma nova guia de favoritos para fixar jogos e torná-los mais fáceis de encontrar.

Há também uma nova opção de visualização de lista e uma nova visualização de carrossel, bem como várias novas opções para personalizar a tela inicial/experiência de inicialização do jogo.

Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware
Futuro Asus ROG Ally X terá várias melhorias de hardware

E o Armory Crate SE 1.5 também permite que os usuários compartilhem modelos de perfis de jogos com outros usuários, incluindo coisas como mapeamento de botões personalizados.

O ROG Ally X provavelmente será fornecido com a versão mais recente do software ROG Armoury Crate SE, mas também estará disponível para os portáteis ROG Ally originais, que a Asus afirma que continuará a oferecer suporte.

E isso faz sentido, porque não parece que a Asus esteja pronta para descontinuar o ROG Ally original ainda. O novo ROG Ally X é mais uma versão premium do portátil existente do que um modelo de próxima geração.

Embora as alterações na memória, no armazenamento, na bateria e no design físico possam levar a uma melhor experiência de jogo, o desempenho geral provavelmente será muito semelhante, já que o novo portátil tem exatamente o mesmo processador do original.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.