Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu

Se você procura uma forma de criar ou transformar imagens em pontos de cruz, conheça e veja como instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu.

KXStitch é um programa que permite criar padrões e gráficos de pontos de cruz.

Como instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu

Os padrões podem ser criados a partir do zero em um tamanho de grade definido pelo usuário, que pode ser ampliado ou reduzido em tamanho conforme seu padrão avança.

Alternativamente, você pode importar imagens de muitos formatos de arquivos gráficos que lhe permitirão reduzir o número de cores e restringir a conversão para pontos completos ou, opcionalmente, usar pontos fracionados.

Você também pode usar imagens como origens, permitindo que você trate sobre elas. Essas imagens importadas podem então ser modificadas usando as ferramentas fornecidas para produzir seu projeto final.

No programa, existem várias ferramentas para ajudar a projetar seu padrão, incluindo retângulos e elipses abertos e preenchidos, polígonos preenchidos, linhas e costura traseira.

Além disso, cortar, copiar e colar pode ser usado para duplicar as áreas selecionadas. As áreas selecionadas também podem ser giradas 90, 180 e 270 graus no sentido anti-horário, ou espelhadas horizontalmente ou verticalmente.

As bibliotecas de padrões podem ser usadas para armazenar pequenas e não tão pequenas porções de padrões que podem ser reutilizadas em outros padrões.

Os padrões nessas bibliotecas são armazenados em uma lista hierárquica que facilita a classificação e navega para encontrar aqueles que você deseja.

Essas bibliotecas de padrões também podem ser usadas como alfabetos, atribuindo um caractere a cada um. Usando a ferramenta Alphabet, cada tecla pressionada é pesquisada na biblioteca atual e, se presente, o padrão associado será inserido no padrão que está sendo editado.

Quando estiver pronto, você pode projetar um layout de página para imprimir seu projeto. Existem opções para imprimir folhas de capa, instruções e uma chave de fio dental, incluindo quantidade de fio utilizado e número de pontos.

O gráfico de pontos de cruz pode cobrir quantas folhas são necessárias, close-ups podem ser feitos para seções detalhadas e visualizações em menor escala feitas para áreas de cores bloqueadas.


Como instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/kxstitch

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install kxstitch

Como instalar o gerador de pontos de cruz KXStitch manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite kxstitch em um terminal (seguido da tecla TAB), ou clicando no ícone dele ou menu de aplicativos do sistema.

Desinstalando o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o gerador de pontos de cruz KXStitch no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/kxstitch -r -y
sudo apt-get remove kxstitch --auto-remove

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile