Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Gerenciadores financeiros para Linux? Conheça as opções

Se você está a procura de ferramentas para ficar de olho e administrar seu dinheiro, conheça as opções de gerenciadores financeiros para Linux.

Atualmente, a plataforma Linux acomoda uma série de aplicativos financeiros realmente bons que são mais do que capazes de lidar com operações contábeis pessoais e de pequenas empresas. No entanto, isso nem sempre foi assim.

Gerenciadores financeiros para Linux? Conheça as opções

Em termos de recursos e desempenho, as opções atuais são tão bons ou até melhores que os equivalentes conhecidos do Microsoft Windows – MSMoney e Quicken.

Gerenciadores financeiros para Linux? Conheça as opções

A verdade é que os usuários de Linux agora têm mais algumas opções notáveis ​​para mapear suas atividades financeiras pessoais e de pequenas empresas.

E abaixo, você verá uma lista dessas opções. Confira!

gerenciadores financeiros para Linux: GnuCash

O GnuCash é um programa financeiro avançado e um dos poucos aplicativos de dinheiro que um contador usando o Linux apreciaria. É um gerente de finanças pessoais e pequenas empresas. Ele vem com uma curva de aprendizado íngreme, no entanto.

É um sistema contábil de dupla entrada. O GnuCash controla orçamentos e mantém várias contas em vários tipos de categorias. Tem um conjunto completo de relatórios padrão e personalizáveis.

O GnuCash tem a aparência de um registro de talão de cheques. Sua GUI (interface gráfica do usuário) é projetada para facilitar a entrada e o rastreamento de contas bancárias, estoques, receitas e despesas.

A facilidade termina aí, no entanto, se a contabilidade de dupla entrada não é sua zona de conforto.

Se você não aprecia os princípios contábeis formais, certifique-se de passar um tempo considerável estudando a ampla documentação.

Aprender a usar o GnuCash não é muito difícil. Ele foi projetado para ser simples e fácil de usar. Suas principais funções, no entanto, são baseadas em princípios contábeis formais.

Para as finanças empresariais, o GnuCash oferece as principais características. Por exemplo, ele lida com relatórios e gráficos, além de transações planejadas e cálculos financeiros.

Se você administra uma pequena empresa, esse aplicativo rastreará seus clientes, fornecedores, trabalhos, faturas e muito mais. A partir dessa perspectiva, o GnuCash é um pacote de serviço completo.

Não há muito que o GNUCash não possa fazer. Ele lida com impressão de cheques, reembolso de hipotecas e empréstimos, cotações de ações e fundos mútuos e carteiras de ações/fundos mútuos.

Crie transações recorrentes com valores e cronogramas ajustáveis. Defina um lembrete automático quando uma transação estiver vencida. Ou adiar um pagamento programado sem cancelá-lo ou inseri-lo antes da data de vencimento.

Como instalar o GnuCash

A maioria das distribuições Linux vem com uma versão do GnuCash. Mas, muitas vezes, não é a versão mais atual.

Então, para instalar a versão mais recente desse aplicativo no Linux, acesse um desses tutoriais:

Como instalar o gerenciador financeiro GnuCash no Linux via Flatpak
Como instalar gerenciador financeiro GnuCash no Linux via Snap
Como instalar o gerenciador financeiro GnuCash no Ubuntu, Linux Mint e derivados


gerenciadores financeiros para Linux: HomeBank

Em comparação com o GnuCash, o HomeBank é um sistema de contabilidade pessoal muito mais fácil de utilizar.

Ele foi projetado para analisar detalhadamente suas finanças pessoais e orçamentos usando ferramentas e gráficos poderosos de filtragem e, para esses propósitos, é uma ferramenta ideal.

HomeBank inclui a capacidade de importar dados facilmente a partir do Intuit Quicken, Microsoft Money ou outro software. Ele também torna possível a importação de extratos bancários nos formatos OFX/QFX, QIF, CSV num piscar de olhos.

Além disso, ele sinaliza transações duplicadas durante o processo de importação e manipula várias moedas.

Oferece atualizações on-line para vários tipos de conta, como banco, dinheiro, ativo, cartão de crédito e responsabilidade. Também facilita o agendamento de transações recorrentes.

O HomeBank é mais do que um simples programa de contabilidade. Usa categorias e tags para organizar transações.

Por exemplo, este aplicativo lida com várias contas de verificação e de poupança. Além disso, automatiza a numeração de cheques e a atribuição de categoria/beneficiário.

O HomeBank pode programar transações com uma opção de pós-adiantamento e facilita a criação de entradas com modelos de transação, entradas de categoria dividida e funções de transferência interna.

Ele também oferece opções simples de rastreamento de orçamento mensal ou anual e possui relatórios dinâmicos com gráficos.

Como instalar o HomeBank

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar o gerenciador financeiro HomeBank no Linux
Gerenciamento financeiro: gerencie suas contas pessoais com o HomeBank


gerenciadores financeiros para Linux: Skrooge

O Skrooge se assemelha ao Quicken com sua interface gráfica de usuário em estilo de painel ou GUI. Parece menos como um livro bancário. O design é muito mais fácil de usar. O Skrooge vai onde os outros aplicativos financeiros não.

A estrutura de separadores dá ao Skrooge uma aparência e comportamento mais apelativos. Cada tarefa – como relatórios filtrados, entrada do razão e painel – permanece aberta como uma linha de tabulação ao longo da parte superior das janelas de visualização sob as linhas de menu e barra de ferramentas.

Isso mantém as guias abertas de visualização a um clique de distância para ver o painel, o relatório Renda x Despesas, várias categorias de pizza, etc.

O Skrooge não é desleixado quando se trata de recursos. Um dos seus pontos fortes é a capacidade de obter dados de outras aplicações monetárias, para que você não precise configurá-las do zero.

Importa os formatos QIF, QFX/OFX e CSV. Ele pode manipular as exportações do KMyMoney, Microsoft Money, GNUCash, Grisbi, HomeBank e Money Manager EX.

Outros recursos incluem relatórios gráficos avançados, guias para ajudar a organizar seu trabalho, desfazer/refazer infinitas mesmo depois que um arquivo é fechado e níveis infinitos de categorias.

Você também recebe filtragem instantânea em operações e relatórios, atualização em massa de operações, operações agendadas e a capacidade de rastrear o reembolso de suas despesas.

O Skrooge também processa automaticamente as operações com base nas condições de pesquisa e lida com uma variedade de moedas. Ele permite que você trabalhe com formatos de orçamento e um painel.

Como instalar o Skrooge

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de finanças Skrooge no Linux via Flatpak


gerenciadores financeiros para Linux: KMyMoney

O KMyMoney faz uso de princípios contábeis de dupla entrada. Pode muito bem ser a versão Linux do Quicken, que realmente é muito fácil de usar.

A interface do usuário tem uma aparência familiar e intuitiva. Este gestor de dinheiro é um dos originais feitos para o Linux.

A comunidade KDE desenvolveu e mantém este aplicativo gerenciador de dinheiro. Embora seja uma parte da área de trabalho do KDE, o KMyMoney é executado na maioria dos outros ambientes de desktop Linux.

Ele suporta diferentes tipos de conta, categorização de despesas e receitas, reconciliação de contas bancárias e importação/exportação para o formato de arquivo “QIF”.

E você pode usar os formatos OFX e HBCI para importações e exportações por meio de plug-ins.

O que dá ao KMyMoney uma vantagem, pelo menos no que diz respeito à usabilidade, é sua interface de usuário amigável. Sim, o KMyMoney tem uma curva de aprendizado muito menor.

É um aplicativo abrangente de controle de finanças que não requer um grau de contabilidade para usar de forma eficaz.

Mesmo que você não tenha experiência anterior com software de gerenciamento de dinheiro, o KMyMoney é uma solução vantajosa para todos.

As interfaces usadas na maioria das outras ferramentas financeiras e bancárias do Linux são muito mais complicadas.

O KMyMoney é uma ferramenta útil e capaz de rastrear contas bancárias e resultados de investimento. Não é necessário muito esforço para configurá-lo e aprender a usá-lo com eficiência.

Como instalar o KMyMoney

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar o gerenciador financeiro KMyMoney no Ubuntu


Grisbi

O Grisbi Finance Manager é funcional e descomplicado. É um programa ideal de gestão financeira pessoal.

Grande parte do crédito para essa avaliação é devido ao método de entrada contábil que depende de debitar uma conta e creditar uma conta.

Ele é preenchido com um impressionante conjunto de recursos financeiros domésticos, incluindo suporte a várias moedas.

O conjunto de recursos se concentra nas melhores práticas para lidar com Contabilidade, Orçamento e Relatórios. Você pode criar várias contas ilimitadas, categorias e relatórios.

Um dos recursos essenciais que funciona é a interface de usuário clara e consistente da Grisbi. Outro recurso de design que faz o Grisbi funcionar tão bem é sua customização.

Você pode personalizar listas de transações, árvores, guias e muito mais para o seu uso.

O Grisbi usa uma interface baseada em guias para seu sistema de menus. Isso torna os controles fáceis de operar. Ele é construído em torno de várias contas, categorias e transações.

Você pode fazer backup e arquivar seus registros sem esforço e usar o agendador embutido e as ferramentas de criptografia de arquivos.

Importar e exportar dados tem um calcanhar de Aquiles: não é possível exportar para formatos não-QIF e não-CSV.

A atualização em tempo real também é uma desvantagem. Você não pode. Não há arquivo de ajuda local e uma conta é irrecuperável se o usuário esquecer a senha.

A principal queixa real sobre o uso do Grisbi é o desafio desnecessário para aprender a tirar o máximo proveito dele.

E não se preocupe em baixar o manual do Grisbi de 259 páginas, a menos que você seja fluente em francês.

Para falantes de outras línguas, isso contribui para uma curva de aprendizado acentuada. Você está totalmente por conta própria.

Como instalar o Grisbi

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar o gerenciador financeiro Grisbi no Ubuntu, Debian e derivados


Monento

Monento é um gerenciador financeiro multiplataforma que ajuda o usuário a rastrear despesas e receitas de maneira fácil e clara.

Como instalar gerenciador financeiro Monento no Linux via Snap
Os dados financeiros podem ser criptografados e sincronizados com segurança entre dispositivos móveis e computadores.

Além disso, todos os dados podem ser importados e exportados. Você pode importar e exportar seus dados por meio de arquivos CSV e JSON.

Todos os recursos básicos são gratuitos. Existe uma assinatura ‘Monento Pro’ que ajuda a desenvolver e manter a aplicação.

A assinatura ativa o recurso ‘Cloud Sync’ e pode ser adquirida por meio de aplicativos para dispositivos móveis.

Como instalar o Monento

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar gerenciador financeiro Monento no Linux via Snap


Stoq

A suíte de aplicativos Stoq, não é exatamente um gerenciador financeiro, é um conjunto de aplicativos de gestão comercial e industrial disponibilizado como software livre, que pode muito bem ser usado para gerenciar as finanças de uma empresa.

Ele está dividido em 12 aplicativos para melhor organização e divisão de responsabilidades entre os usuários do sistema.

O aplicativo oferece toda a funcionalidade necessária para controlar um comércio ou pequena empresa. No quesito automação, o software suporta NFe, NFP, ECF, Sintegra e TEF.

O Stoq é multi-loja e Multi-usuário. Ele suporta o cadastro e o controle de múltiplas unidades e/ou filiais e é possível incluir diversos usuários com permissões de acesso diferenciadas bastando para isso cadastrar determinados perfis.

Com ele você pode fazer a gestão de compras, vendas e estoque, acompanhamento de clientes (CRM), controle financeiro, impressão fiscal via ECF. exportação de NF-e

Como instalar o Stoq

Para instalar esse aplicativo no Linux, acesse esse tutorial:
Como instalar o aplicativo Stoq no Ubuntu e derivados


Esses aplicativos de gerenciamento financeiro para Linux oferecem uma ampla gama de recursos e interfaces de usuário.

Alguns são bons produtos iniciais para usuários com pouca ou nenhuma experiência com essa categoria de software. Outros títulos dão a você todas as ferramentas para gerenciar sua casa e sua pequena empresa.

Alguns deles são fáceis de configurar e usar. Outros estão mais envolvidos e podem ser frustrantes se você não estiver familiarizado com os procedimentos contábeis.

Mais importante, todos podem ser utilizados no Linux, de acordo com a conveniência do usuário.

Quer sugerir um aplicativo? Use a área de comentários e ajude a melhorar essa lista!

Sair da versão mobile