Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

GIMP 2.10.14 lançado com o novo modo de exibição e mais

E foi lançada uma nova versão do famoso GIMP, o GIMP 2.10.14 com o novo modo de exibição e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

GIMP ou GNU Image Manipulation Program é um editor de imagens expansível através de plugins e distribuído gratuitamente para ser usado em tarefas como retoque de fotos, composição de imagem e criação de imagem.

GIMP 2.10.14 lançado com o novo modo de exibição e mais

O GIMP funciona em vários sistemas operacionais, e é traduzido em muitas línguas.

Mas, mesmo tendo muitos recursos, o Gimp pode ser usado como um simples programa de pintura, um programa de retoque de fotos especialista em qualidade, um sistema de processamento em lote on-line, um processador de imagem de produção em massa ou até como um conversor de formato de imagem, além de diversas outras tarefas.

Agora, uma nova versão da série estável GIMP foi lançada recentemente: a 2.10.14.

Novidades do GIMP 2.10.14

Esta versão inclui um novo modo de exibição “Mostrar tudo”, que mostra pixels fora do limite da tela, novo tipo de transformação “Imagem” e muito mais.

Além disso, as imagens abertas com o GIMP agora assumem o padrão 72 PPI quando nenhuma resolução explícita é armazenada no arquivo importado.

Vale ressaltar que, diferentemente das versões principais anteriores do GIMP, a ramificação 2.10 permite que alguns novos recursos e aprimoramentos sejam adicionados às versões estáveis.

O GIMP 2.10.14 vem com um novo modo de exibição Mostrar tudo, que permite mostrar pixels fora do limite da tela. Você pode marcar o limite da tela com uma nova opção Mostrar limite da tela que renderiza uma linha pontilhada em torno dele.

Há também uma nova opção Manter preenchimento no novo modo de exibição Mostrar tudo, para preservar a cor do preenchimento em vez de exibir o tabuleiro de damas.

Além disso, vários recursos foram atualizados para trabalhar com esse novo modo Mostrar tudo, incluindo seleção de cores, grade de tela, ferramentas de transformação, preenchimento de balde e muito mais.

Outra mudança notável nesta versão do GIMP é que as imagens que não possuem as informações de resolução armazenadas no arquivo agora serão carregadas com um PPI de 72.

Isso ocorre porque outros programas assumem esse padrão quando não há densidade de pixels definida, e isso também é recomendado pela Exif quando não há resolução definida.

A densidade de pixels padrão para imagens recém-criadas continuará com base no modelo de imagem padrão, com 300 PPI quando nenhum modelo específico for selecionado.

Para saber mais sobre essa versão do GIMP, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o GIMP 2.10.14

O GIMP está disponível para a maioria das distribuições Linux nos repositórios oficiais. Se você não estiver usando uma distribuição Linux de versão sem interrupção, pode levar algum tempo até que o GIMP seja atualizado pela sua distribuição Linux.

E para instalar a versão mais recente do GIMP nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens GIMP no Linux via Flatpak
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados
Como instalar a última versão do GIMP no Ubuntu e seus derivados

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo