Git 2.44 lançado com grandes melhorias e novos recursos

E foi lançado o Git 2.44 com grandes melhorias e novos recursos, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Um sistema de controle de versão permite organizar o ciclo de desenvolvimento de um aplicativo em geral. De todos eles, o Git é um dos mais populares e tem o melhor suporte dos desenvolvedores.

O Git é um dos sistemas de controle de versão mais populares, confiáveis ​​e de alto desempenho, além de fornecer ferramentas de desenvolvimento não-linear baseadas em mesclagem e versões flexíveis.

Para garantir a integridade do histórico e a resistência a alterações retrospectivas, o hash implícito de todo o histórico anterior é usado em cada confirmação, e as assinaturas digitais de desenvolvedores e confirmações individuais de tags também podem ser verificadas.

Agora, o Git 2.43 foi lançado como a atualização de recurso mais recente desse sistema de controle de revisão distribuído amplamente usado.

Novidades do Git 2.44

Git 2.44 lançado com grandes melhorias e novos recursos
Git 2.44 lançado com grandes melhorias e novos recursos

Nesta nova versão do Git 2.44, uma das novidades mais importantes é o novo suporte para reutilização de objetos em múltiplos pacotes.

Essa otimização permite que o Git aproveite a reutilização de objetos em vários pacotes, eliminando a necessidade de empacotar um repositório em um único pacote.

Com essa melhoria, o Git pode gerar pacotes com mais eficiência, resultando em melhor velocidade e desempenho durante operações push e pull de e para repositórios remotos.

A partir da versão 2.44, o Git pode lidar com a reutilização de objetos em vários arquivos de pacote sem a necessidade de reempacotar o repositório em um único arquivo de pacote.

Além disso, a introdução do “git replay” oferece uma alternativa poderosa ao git rebase e pode ser usado para recriar o histórico em um servidor sem uma árvore de trabalho (um repositório simples que não contém uma árvore de trabalho), processar múltiplas ramificações simultaneamente, executar uma operação de rebase em ramificações, diferentes daquelas atualmente buscadas, ou simplesmente para acelerar operações de mesclagem.

A reprodução do Git oferece melhorias significativas de desempenho, especialmente em operações de mesclagem e rebase em grandes repositórios.

Com o Git 2.44, a opção –autosquash agora pode ser usada para rebase de operações em modo não interativo.

Esta funcionalidade permite aplicar automaticamente confirmações de correção! ou abóbora! em seus locais correspondentes sem a necessidade de inspecionar manualmente a lista de tarefas.

Outro destaque são os novos recursos e melhorias significativas. Os comandos “git add” e “git stash” agora suportam os atributos de caminho “:(attr:...)“, que são configurados de forma semelhante ao comando “git show“.

Por exemplo, “git add ‘:(attr:~binary)'” pode ser usado para adicionar todos os arquivos de texto (não binários) ao índice.

Além disso, o atributo “builtin_objectmode” foi introduzido para filtrar caminhos de arquivos por direitos de acesso. Por exemplo, “git add ‘:(attr:builtin_objectmode=100755)'" pode ser usado para adicionar todos os executáveis ​​ao índice.

Das demais mudanças que se destacam no Git 2.44, temos:

  • Adicionado suporte para o sistema de integração contínua GitLab CI.
  • Adicionada a opção “–diff-algorithm ” ao comando “ git merge-file ” para selecionar um algoritmo alternativo para avaliar diferenças entre arquivos.
  • Adicionado suporte para atualização de tokens OAuth no back-end de gerenciamento de credenciais wincred, semelhante à forma como é implementado nos back-ends credential-cache e credential-libsecret.
  • ” git fetch ” adicionou suporte para a opção de configuração ” fetch.all ” , que será tratada de forma semelhante à adição da opção ” –all ” na linha de comando.
  • Adicionada a opção “–ignore-other-worktrees” para permitir a atualização e verificação de ramificações que usam uma árvore de trabalho diferente. Isso restaura o comportamento anterior do comando “git checkout -B”.
  • Agora é possível definir esta configuração como ” true ” para remover a instrução ” Desativar esta mensagem com… ” que estava ocupando espaço na tela ao exibir sugestões. Isso melhora a experiência do usuário, removendo elementos desnecessários da saída do comando.
  • A execução deste comando foi otimizada com a opção “ –no-sort” . Anteriormente, mesmo ao especificar “ –no-sort “, a classificação ainda era aplicada em ordem alfabética. Agora, após as otimizações, o uso de –no-sort acelera o git for-each-ref em cerca de 20% em repositórios com um grande número de referências.

Mais detalhes sobre o Git 2.44 leia o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Git

Se você deseja atualizar ou instalar esta ferramenta, precisamos apenas abrir um terminal em nosso sistema e digitar um dos seguintes comandos.
Debian/Ubuntu
sudo apt-get install git

Fedora
sudo dnf install git

Gentoo
emerge --ask --verbose dev-vcs/git

Arch Linux
sudo pacman -S git

openSUSE
sudo zypper install git

Mageia
sudo urpmi git

Alpine
sudo apk add git

Ou

Para instalar a versão mais recente do Git nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do Git no Debian ou Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do GIT no CentOS, RHEL e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.