GNOME 46 já chegou no Arch Linux

Apenas quatro dias após seu lançamento oficial, o GNOME 46 já chegou no Arch Linux. Confira os detalhes dessa novidade.

O Arch Linux é conhecido por sempre oferecer aos usuários apenas software de ponta assim que estiver disponível, graças à sua adesão ao modelo de lançamento contínuo. Mais uma vez, consolidou sua reputação de ser o lançamento mais rápido.

Agora, apenas quatro dias após seu lançamento oficial, os usuários do Arch agora podem atualizar seu atual ambiente de desktop GNOME 45.5 para a nova versão 46, disponível como uma atualização nos repositórios estáveis do Arch.

GNOME 46 já chegou no Arch Linux

GNOME 46 já chegou no Arch Linux

Sim. O GNOME 46 já chegou no Arch Linux. O GNOME 46 chega aos repositórios estáveis do Arch apenas quatro dias após o lançamento, trazendo os recursos mais recentes aos usuários.

Existem vários novos recursos para explorar e, embora você possa encontrar uma visão detalhada em nosso artigo abrangente sobre o assunto, aqui está um rápido resumo dos principais destaques do GNOME 46:

  • Uma grande melhoria na funcionalidade de pesquisa de arquivos no aplicativo Arquivos, introduzindo uma nova pesquisa global.
  • O rastreamento de quaisquer operações de arquivo agora foi realocado para o canto inferior esquerdo da interface de Arquivos.
  • Os usuários agora podem selecionar seu formato preferido para exibir a data e hora nos arquivos na visualização de lista ou grade, com “ Simples ” ou “ Detalhado ” disponível.
  • Alternância extremamente rápida entre visualizações de lista e miniaturas.
  • Sistema de notificação aprimorado – as notificações agora apresentam funcionalidade recolhível e expansível.
  • “ Configurações ” redesenhadas – um novo menu “ Sistema ” e configurações aprimoradas de “ Mouse e Touchpad ”.
  • As contas online do GNOME agora possuem suporte integrado para Microsoft OneDrive.
  • VRR (Variable Refresh Rates) está incluído como um recurso experimental, mas está desabilitado por padrão.
  • Eficiência aprimorada do sistema com menor uso de memória de pesquisa, melhor gravação de tela, gerenciamento mais inteligente de recursos do visualizador de imagens e aplicativos de terminal GNOME mais rápidos.

Coisas a considerar antes de atualizar para o GNOME 46

No entanto, gostaríamos de destacar uma consideração importante. Sem dúvida, a possibilidade de atualização para o novo GNOME 46 é emocionante.

Porém, ele traz um aspecto menos atraente – o familiar problema de incompatibilidade com a maioria das extensões que surge a cada nova versão do GNOME.

Por exemplo, se você depende de alguns como “Try Icon: Reloaded” ou “AppIndicator e KStatusNotifierItem” para funcionalidade da bandeja do sistema, eles não funcionam mais.

Da mesma forma, outros, como “Ocultar barra superior”, também são incompatíveis com o novo ambiente de desktop.

A lista é extensa, o que tende a ser um dos desafios mais frustrantes para os usuários do GNOME a cada nova versão: a luta com a incompatibilidade de extensões e a subsequente espera para que os desenvolvedores as atualizem, se é que o fazem.

A boa notícia para todos os usuários de duas das extensões mais populares do GNOME, nomeadamente “Dash to Dock” e “Dash to Panel”, é que seus desenvolvedores garantiram proativamente a compatibilidade com o GNOME 46.

Em outras palavras, após a atualização para o novo desktop versão do ambiente, você pode esperar uma experiência perfeita com ambos.

Claro, se você está entre os poucos que consideram a experiência básica do GNOME perfeitamente suficiente, você pode atualizar com segurança para a nova versão sem qualquer preocupação.

Então, como faço isso? É simples – abra seu terminal e digite o conhecido comando Pacman:
sudo pacman -Syu

No entanto, se você não estiver preparado para renunciar temporariamente aos recursos extras oferecidos por suas extensões atuais, é altamente recomendável usar a diretiva “IgnorePkg” em “pacman.conf” para impedir atualizações de pacotes GNOME.

Dessa forma, você pode esperar até que as atualizações necessárias se tornem compatíveis com a nova versão 46 do ambiente desktop.

Sair da versão mobile