Para resolver o problema dos usuários que abrem várias janelas ao mesmo tempo, o GNOME terá um novo sistema de gerenciamento de janelas.
Acho que todo mundo que usou o GNOME sabe como funciona o sistema de janelas. Cada nova janela é aberta em cima de uma janela existente e organizada em cascata.
Não há nada de errado com este sistema de janelas tradicional, mas se você abrir muitas janelas, as coisas podem ficar confusas.
Agora, durante a conferência GUADEC 2023, o desenvolvedor do GNOME, Tobias Bernard, apresentou um novo sistema de gerenciamento de janelas que está programado para substituir o sistema de janelas tradicional do GNOME em uma versão futura.
GNOME terá um novo sistema de gerenciamento de janelas
Pessoalmente, nunca usei mais do que um punhado de janelas abertas por vez e acho o sistema de janelas do GNOME impecável. No entanto, os desenvolvedores do GNOME tentam resolver o problema dos usuários que estão lidando com várias janelas abertas ao mesmo tempo.
Com os sistemas de janelas existentes do GNOME, quando você abre mais de 8 janelas empilhadas em uma tela Full HD (1920 × 1080) com escala de 100%, as janelas recém-abertas serão abertas sobre as existentes, que, é claro, não serão mais visíveis.
Há outro problema com o sistema de janelas atual do GNOME. Se o empilhamento for interrompido, as novas janelas abertas serão abertas de cima, cobrindo a primeira janela aberta.
O problema com janelas empilhadas pode ser resolvido usando um gerenciador de janelas lado a lado. Mas os gerenciadores de janelas lado a lado têm seus próprios problemas, pois podem colocar novas janelas em posições arbitrárias ou redimensionar janelas muito estreitas para serem usadas corretamente.
Para resolver alguns desses problemas que a maioria das pessoas enfrenta e também tornar o sistema de janelas do GNOME mais fácil de usar para pessoas que são novas na computação, os desenvolvedores do GNOME estão planejando um novo sistema de gerenciamento de janelas que usa um comportamento de mosaico.
Em um post no blog, Tobias Bernard disse que:
“Mosaico é o comportamento padrão. Você abre uma janela, ela abre centralizada na tela no tamanho que faz mais sentido para o app. Conforme você abre mais janelas, as janelas existentes se movem para o lado para abrir espaço para as novas. Se uma nova janela não couber, ela será movida para seu próprio espaço de trabalho. Se o layout da janela estiver quase preenchendo a tela, as janelas serão colocadas lado a lado automaticamente.”
Além disso, o novo sistema de janelas que os desenvolvedores do GNOME estão imaginando permitirá que você coloque as janelas lado a lado manualmente, enquanto o restante das janelas é deixado em um layout de mosaico menor.
Além disso, o ladrilho não ficará limitado a apenas duas janelas lado a lado, pois o espaço ocupado por uma janela ladrilhada pode ser dividido para abrir espaço para outra janela acima ou abaixo dela.
É uma ótima ideia, mas é só uma ideia. Para implementar isso em uma versão futura do ambiente de área de trabalho GNOME, levará muito tempo porque os desenvolvedores precisam levar em consideração vários fatores, como o conteúdo de uma janela, o tamanho máximo desejado de uma janela ou o tamanho ideal de uma janela onde o aplicativo funciona/tem a melhor aparência.
“No lado do design, a maior incerteza é o comportamento do mosaico – é uma nova abordagem para o gerenciamento de janelas sem muito conhecimento prévio. Isso é empolgante, mas também torna um pouco arriscado pular de cabeça para a implementação”, explica Tobias Bernard.
Para que esse novo sistema de janelas se torne realidade, os desenvolvedores do GNOME teriam que fazer muita pesquisa com o usuário e testar vários cenários para que todos pudessem ficar felizes.
Como você pode imaginar, isso pode levar meses ou até anos; portanto, se você quiser se envolver e ajudá-los a fazer isso mais rapidamente, entre em contato com a equipe do GNOME aqui.