GNU Binutils 2.42 lançado com suporte a novas extensões Intel

E foi lançado o GNU Binutils 2.42 com suporte a novas extensões Intel, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

GNU Binary Utilities, ou binutils, é coleção de utilitários de software livre muito comuns em sistemas Linux e outras plataformas.

São um conjunto de ferramentas de programação para criar e gerenciar programas binários, arquivos de objetos, bibliotecas, dados de perfil e código-fonte de montagem.

GNU Binutils fornece o GNU Linker e Assembler juntamente com vários outros utilitários como strip, readelf, objdump, strip e outros utilitários comuns para a cadeia de ferramentas GNU.

Os GNU Binutils são normalmente usados ​​em conjunto com compiladores como o GNU Compiler Collection (gcc), ferramentas de construção como make e o GNU Debugger (gdb).

Através do uso da biblioteca Binary File Descriptor (libbfd), a maioria das ferramentas suporta os vários formatos de arquivos de objetos suportados pela libbfd.

Agora, foi lançado o GNU Binutils 2.42.

Novidades do GNU Binutils 2.42

GNU Binutils 2.42 lançado com suporte a novas extensões Intel
GNU Binutils 2.42 lançado com suporte a novas extensões Intel

Sim. Nick Clifton da Red Hat anunciou recentemente o lançamento do GNU Binutils 2.42, o mais novo lançamento de recurso para esta coleção de utilitários binários amplamente utilizados por sistemas Linux e semelhantes ao Unix como parte da cadeia de ferramentas do compilador.

GNU Binutils 2.42 traz suporte para novas extensões de CPU em múltiplas arquiteturas, vários novos avisos e outras novas opções. Alguns dos destaques do GNU Binutils 2.42 incluem:

  • Suporte para realocações Intel Advanced Performance Extensions (APX) em LD.
  • Suporte para mais extensões de arquitetura Intel. Isso inclui suporte inicial a Gas para Intel APX com 32 GPRs, NDD, PUSH2/POP2, PUSHP/POPP e muito mais. Também há suporte para instruções Intel USER_MSR, AVX-VNNI-INT16, SHA512, SM3, SM4, PBNDKB e AVX10.1 com o GNU Assembler (Gas). É ótimo, como sempre, ver as contribuições oportunas da Intel para componentes do conjunto de ferramentas de código aberto antes dos lançamentos de processadores de próxima geração com suporte para estas instruções.
  • Suporte para o conjunto de instruções KVX.
  • Suporte para mais extensões de arquitetura AArch64 e RISC-V.
  • O suporte para LoongArch ABI v2.30 agora está implementado.
  • O programa readelf possui um novo “--extra-sym-info” para exibir informações adicionais sobre símbolos.
  • Uma nova opção de aviso “--warn-execstack-objects” para avisar sobre pilhas executáveis apenas quando um arquivo de objeto de entrada solicita uma. A opção “--enable-error-execstack=” também foi adicionada para permitir definir o padrão para converter avisos de pilha executável em erros.

Para saber mais sobre essa versão do GNU Binutils, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

O GNU Binutils está disponível por padrão na maioria das distribuições Linux e podem ser instaladas usando apenas o gerenciador de pacotes desstas.

Por exemplo, no Debian, Ubuntu e derivados, basta usar o seguinte comando:
sudo apt instal binutils

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.