Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Kernel GNU Linux-Libre 5.12 lançado – Confira as novidades e baixe

Pouco depois do lançamento do kernel 5.12, já está disponível para download o kernel GNU Linux-Libre 5.12, o kernel 100% livre. Confira as novidades e veja como instalar.

GNU Linux-libre é um núcleo de sistema operacional e um pacote do Projeto GNU mantido a partir de versões modificadas do núcleo do Linux, totalmente livre de blobs, drivers ou firmware proprietários, ou qualquer outra coisa proprietária.

O kernel GNU Linux-libre promete aos usuários 100% de liberdade para seus PCs, não fornecendo drivers proprietários, firmware ou outro código que não esteja licenciado sob uma das muitas licenças de código aberto.

Portanto, se você não deseja executar nenhum software proprietário e se preocupar com a liberdade do seu computador pessoal, o kernel GNU Linux-libre é para você.

Agora, Alexandre Oliva anunciou o lançamento e disponibilidade geral do kernel GNU Linux-Libre 5.12 para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus computadores pessoais.

Novidades do kernel GNU Linux-Libre 5.12


Com base no kernel Linux 5.12 lançado recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.12 é embalado com os mesmos novos recursos do kernel upstream, mas limpa muitos dos drivers recém-adicionados, incluindo os aceleradores BCM VK, MT7921E wifi, MXL692 dvb , Criptografia OcteonTX2, bem como documentos Intel ICE e arquivos Qualcomm AArch64 DTS.

Além disso, o kernel GNU Linux-libre 5.12 ajusta o driver Allegro-DVT, pois agora está fora de teste e limpa os drivers da GPU Adreno e telas sensíveis ao toque x86, pois foram modificados no kernel Linux 5.12 upstream para solicitar novos nomes de blob , fornecendo drivers e códigos 100% gratuitos para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs GNU/Linux.

Os usuários do kernel GNU Linux-libre 5.12 irão desfrutar de muitos dos novos recursos do kernel Linux 5.12, incluindo gerenciamento de energia térmica dinâmica, suporte LTO em Clang, suporte para dispositivos de bloco zoneados em Btrfs, melhorias de netfilter, suporte ao modo LZ4 de alta compactação em F2FS e a nova ferramenta de depuração de memória.

Sobre o lançamento, Alexandre Oliva disse que:

“Este lançamento é em memória de Tasha, a companheira felina de Jason Self por muitos anos. Jason contribui há muito tempo para o GNU Linux-libre e mantém a popular distribuição Freesh do GNU Linux-libre.debs.”

Como instalar o kernel

Você pode baixar o kernel GNU Linux-libre 5.12 agora mesmo no site oficial.

Como alternativa, você pode instalá-lo diretamente a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Aliás, esse é o método de instalação mais recomendável.

Além disso, o site oficial fornece todos os detalhes que você precisa saber para começar a usar o kernel GNU Linux-libre no seu sistema operacional Linux.

Sair da versão mobile