GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine para rodar jogos do Windows

Cliente GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine
Cliente GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine

E oO cliente GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine para rodar jogos do Windows. Confira os detalhes dessa importante adoção e veja como instalar o aplicativo.

Como o GOG Galaxy, o iniciador oficial do Good Old Games (GOG), não suporta o Linux. Por conta disso, os usuários do sistema do pinguim são forçados a usar a interface web da plataforma ou recorrer a clientes alternativos, como o Minigalaxy.

É importante ter cuidado com os clientes não oficiais das plataformas, pois eles podem ser usados ​​para fins maliciosos, mas o Minigalaxy tem a sorte de ser um aplicativo de software livre publicado sob a licença GPLv3, de modo que a transparência que oferece é total e você pode inicialmente confiar nele.

O Minigalaxy tenta ser um aplicativo simples, mas capaz de satisfazer as necessidades dos usuários.

A versão 0.9.4 deste cliente GOG, lançada recentemente, tem a importante novidade de oferecer suporte ao Wine, a bem conhecida reimplementação de software livre das APIs do Windows (Emulador do Windows para aqueles que não têm um conhecimento profundo da computação).

Cliente GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine para rodar jogos do Windows

Cliente GOG Minigalaxy recebeu suporte ao Wine

A ideia de incluir o suporte ao Wine visa seguir os passos dados pela Valve com o Steam Play, facilitando a execução de jogos que não possuem uma versão Linux.

A adição desse recurso pode ser importante porque muitos jogos que possuem uma versão Linux no Steam não o possuem no GOG, como a saga Saints Row (quarta parcela no Steam e GOG) e o game Police Stories (Steam e GOG ).

No entanto, ele tem uma pequena desvantagem, e isso não permite que você selecione entre diferentes versões do Wine. Por outro lado, podem ser destacadas várias correções e a adição do Nynorsk norueguês e das línguas russas.

Na página GitHub oficial do projeto, você pode baixar um instalador Deb que funciona no Debian 10 e no Ubuntu 18.10 ou posterior.

O aplicativo também pode ser encontrado nos repositórios Fedora 31, MX Linux e Solus, obtidos através do AUR para Arch Linux e Manjaro, através do repositório para openSUSE e através do Metahax para Gentoo.

Se sua distribuição não estiver entre as mencionadas, não se preocupe, porque os responsáveis pelo Minigalaxy estão preparando um pacote Flatpak que será publicado no Flathub, o que abrirá a possibilidade de instalá-lo por uma interface um pouco mais abstrata em relação à distribuição.

Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile