Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19

Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19
Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19

E o Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19 em todo o mundo. Confira os detalhes dessa importante novidade.

Por causa das diversas informações que fornece, o Google Maps é mais do que apenas “um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google”.

Uma prova disso é que o Google anunciou uma nova camada de informações COVID-19 para o Google Maps para ajudar os usuários do Android a evitar a pandemia do Coronavirus.

Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19

Google Maps recebeu uma camada de informações sobre COVID-19

Sim. O Google anunciou uma atualização do Google Maps que trará uma nova camada COVID-19 ao serviço para ajudá-lo a entender melhor o número de casos em uma determinada área.

Com a pandemia continuando a se espalhar em muitos países – e à frente do que muitos temem será uma segunda onda – os usuários do Google Maps agora podem ativar esse recurso e ver um mapa codificado por cores com base no número de casos por 100.000 pessoas, bem como rótulos que indicam se os números estão tendendo para cima ou para baixo.

Você pode ver uma média de 7 dias de novos casos COVID-19 por 100.000 pessoas em uma área. A camada COVID-19 será capaz de mostrar os dados, desde que os níveis de estado, distrito ou cidade os tornem públicos.

Esses dados estarão disponíveis para todos os 220 países e territórios que o Google Maps suporta atualmente. Sempre que possível, os dados são granulares até o nível da cidade, mas isso obviamente depende dos números que o Google é capaz de obter.

O Google afirma que os dados vêm de várias fontes, incluindo Johns Hopkins, The New York Times e Wikipedia, que obtém suas informações de organizações governamentais locais e intergovernamentais.

Essas são as mesmas fontes que o Google obtém ao exibir dados COVID em suas páginas de resultados de pesquisa.

Esta nova camada está sendo lançada para o Google Maps no Android e iOS esta semana, então pode levar alguns dias para que você consiga vê-la.

O novo recurso ajudará as pessoas a decidir se devem visitar uma determinada região ou não, onde pode haver a possibilidade de infecção.

Tudo isso se baseia nos recursos existentes no Google Maps, onde o Google já oferece alertas COVID-19 para notificar os usuários sobre atrasos em estações de metrô, restrições de viagem, etc.

Assim como o status do tráfego, o Google adicionou um código de cores à nova camada COVID que ajudará os usuários a distinguir rapidamente entre áreas com alta densidade de caixa.

Por exemplo, uma área destacada em vermelho escuro terá mais de 40 casos. Aqui estão as opções de cores usadas na nova camada COVID-19 do Google Maps:
Cinza: menos de 1 caso
Amarelo: 1-10 caixas
Laranja: 10-20 caixas
Laranja escuro: 20-30 caixas
Vermelho: 30-40 caixas
Vermelho escuro: mais de 40 caixas

Como ativar a camada COVID-19 do Google Maps?


Agora, habilitar a camada de informações do coronavírus é uma tarefa simples. A opção está disponível junto com outras camadas do Google Maps, como Tráfego, 3D, Street view e a nova camada de luz de rua.

Abra o Google Maps em seu dispositivo Android ou iOS e toque no botão ‘Camadas’ no canto superior direito. Agora, toque na opção ‘COVID-19 Info’ em Detalhes do mapa e você está pronto para ir.

Uma coisa a observar é que você pode não ver o recurso imediatamente; ele será lançado para todos os usuários em todo o mundo durante a semana. Portanto, pode levar algum tempo até que a opção da camada COVID chegue ao seu dispositivo.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile