Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Google Play Protect bloqueou 1.9 bilhão de instalações de malware em 2019

Estatísticas demostram que o Google Play Protect bloqueou 1.9 bilhão de instalações de malware em 2019. Confira essa e outras informações sobre esse importante recurso.

O Android possui uma camada extra de segurança chamada Google Play Protect. Esse recurso faz uma varredura nos aplicativos instalados no celular em busca de vírus, malwares e outras falhas que podem prejudicar o uso no dia a dia.

Google Play Protect bloqueou 1.9 bilhão de instalações de malware em 2019

Google Play Protect bloqueou 1,9 bilhão de instalações de malware em 2019

O serviço de proteção móvel contra ameaças Play Protect do Google bloqueou a instalação de mais de 1.9 bilhão de aplicativos maliciosos baixados de fontes não pertencentes à Play Store em 2019.

Durante 2017 e 2018, o Google Play Protect também impediu a instalação de outro PHAs (3,2 bilhões de aplicativos potencialmente prejudiciais) – já que o Google se refere a aplicativos mal-intencionados – de fora da Play Store por ano do Android nos revisão dos relatórios de segurança.

As estatísticas vão até o início de 2017, porque foi quando o Google Play Protect foi lançado, durante o Google I/O 2017 em 17 de maio de 2017, com o Google iniciando a implantação completa da proteção integrada contra malware em todos os dispositivos Android em julho 2017.

Atualmente, o Google Play Protect está implantado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos Android ativos, conforme descrito na central de segurança do Android.

Apoiado no aprendizado de máquina do Google, ele está sempre se adaptando e melhorando. Todos os dias, ele verifica automaticamente todos os aplicativos em telefones Android e trabalha para impedir que aplicativos prejudiciais cheguem a eles, tornando-o o serviço de proteção contra ameaças móveis mais amplamente implantado no mundo.

100 bilhões de aplicativos verificados todos os dias

O Google Play Protect verifica mais de 100 bilhões de aplicativos em busca de malware todos os dias, um aumento de 50 bilhões em comparação a 2018, fornecendo aos usuários informações sobre possíveis problemas de segurança e detalhes sobre as ações necessárias para manter seus dispositivos seguros.

Em 2019, o Google trabalhou no fortalecimento de políticas para proteger melhor famílias e crianças e juntou esforços à ESET, Lookout e Zimperium por meio do App Defense Alliance para melhorar a detecção maliciosa de aplicativos Android nos envios, bloqueando-os antes de serem publicados na Play Store.

A App Defense Alliance não poderia ter chegado mais cedo, uma vez que o malware conseguiu se infiltrar no ecossistema de aplicativos do Google com mais e mais frequência, apesar dos esforços da empresa para parar essa tendência em evolução.

O Google também aprimorou o processo de aprovação do desenvolvedor no ano passado e aprimorou os sistemas de detecção de aprendizado de máquina usados ​​pelo Google Play Protect para examinar o código do aplicativo Android, metadados e sinais de envolvimento do usuário por comportamento e conteúdo suspeito.

Google trabalha para melhorar a segurança da Play Store

Todos esses esforços tornaram a Play Store um mercado de distribuição de aplicativos muito mais limpo, pois a equipe de verificação do Google conseguiu impedir mais de 790.000 envios de aplicativos que violam as políticas antes de serem publicados.

O Google também está comprometido em investir mais para proteger a segurança dos dispositivos Android, fortalecendo as políticas de segurança de aplicativos projetadas para proteger a privacidade dos usuários, bloqueando reincidentes e detectando maus atores mais rapidamente, além de identificar e remover aplicativos Android com conteúdo e comportamentos prejudiciais.

Andrew Ahn, gerente de produto do Google Play e Android App Safety, afirmou que:

“Um ecossistema tão próspero só pode ser alcançado e sustentado quando a confiança e a segurança são um dos seus principais alicerces. Nos últimos anos, tornamos a confiança e a segurança do Google Play uma das principais prioridades e continuamos nossos investimentos e melhorias em nossos sistemas, políticas e equipes de detecção de abuso para combater aplicativos ruins e atores mal-intencionados.”


E você? O que acha desse recurso do Android? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo