Google Play Protect falhou nos testes de proteção do Android

De acordo com os resultados da AV-Test, o Google Play Protect falhou nos testes de proteção do Android. Entenda porque e proteja seu dispositivo.

A proteção integrada contra malware do Google Play Protect para Android foi introduzida há três anos, durante o Google I/O 2017 em maio de 2017, com o Google iniciando a implantação completa em todos os dispositivos Android em julho de 2017.

Google Play Protect falhou nos testes de proteção do Android

Atualmente, o Google Play Protect do Google é implantado em mais de 2,5 bilhões de dispositivos Android ativos, como mostra a Android security center.

Infelizmente, o Google Play Protect Android do Google falhou nos testes do mundo real do laboratório de testes antivírus alemão AV-Test, com zero pontos em um máximo de seis pontos, após um desempenho muito fraco na detecção de malware.

Google Play Protect falhou nos testes de proteção do Android

De acordo com os resultados da AV-Test, o Google Play Protect conseguiu detectar um pouco mais de um terço das cerca de 6.700 amostras de malware que o laboratório de testes usou durante os testes, o que significa que mais de 4.000 delas foram capazes de infectar os dispositivos de teste.

O Google Play Protect detectou 37% das 3.300 amostras recém-descobertas – com idade entre 2 e 24 horas – na fase de teste em tempo real e 33,1% no teste do conjunto de referência que utilizou 3.300 amostras de malware em circulação por até 4 semanas.

Como pode ser visto na captura de tela abaixo, ambos os resultados são os últimos na classificação, com todas as outras soluções de segurança antivírus móveis com taxas de detecção acima de 98% nos dois testes de proteção.

O Google Play Protect também teve problemas com alarmes falsos, pois codificou erroneamente cerca de 30 aplicativos inofensivos como uma ameaça aos dispositivos de teste.

Na verdade, de todos os pacotes de segurança móvel, Antiy, Bitdefender, Cheetah Mobile, NortonLifeLock, Trend Micro e Kaspersky atingem uma taxa de detecção perfeita de 100%.

“Com o Play Protect, o Google promete proteção contra programas infectados”, afirma o AV-Test. “É por isso que a ferramenta é executada automaticamente em todos os sistemas Android mais recentes, verificando os aplicativos disponíveis.”

“O teste atual indica, no entanto, que os usuários do Android não devem confiar apenas no Play Protect. Como as taxas de detecção do Google Play Protect são realmente muito baixas, é altamente recomendável o uso de um bom aplicativo de segurança.”

A comparação da AV-Test avaliou apenas aplicativos de segurança Android para consumidores, com o laboratório para testar aplicativos de segurança corporativos e liberar os resultados em abril de 2020.

Esta não é a primeira vez que o aplicativo de segurança interno do Android falha no exame do AV-Test, uma vez que o Google Play Protect também estava na parte inferior do ranking de proteção, muito além das outras ferramentas de segurança móvel em outubro de 2017, logo após seu lançamento.

100 bilhões de aplicativos verificados todos os dias

De acordo com o Google, o Play Protect verifica mais de 100 bilhões de aplicativos em busca de malware por dia, um aumento de 50 bilhões em comparação a 2018 e fornece aos usuários do Android informações sobre possíveis problemas de segurança e as ações necessárias para manter seus dispositivos seguros.

No ano passado, o Google uniu esforços com a ESET, Lookout e Zimperium por meio da App Defense Alliance para melhorar a detecção maliciosa de aplicativos Android no envio e bloquear esses aplicativos antes de serem publicados na Play Store.

A App Defense Alliance não poderia ter chegado mais cedo, pois esse malware conseguiu se infiltrar no ecossistema de aplicativos do Google com frequência, apesar dos esforços da empresa para impedi-lo.

O Google também aprimorou os sistemas de detecção de aprendizado de máquina usados ​​pelo Google Play Protect para analisar o código do aplicativo Android, metadados e sinais de envolvimento do usuário em busca de conteúdo e comportamento suspeitos.

O que está sendo falado no blog

Categorias Android, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Tags , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile