Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Gravador de som do GNOME recebeu um visual novo e incrível

O desenvolvedor Kavan Mevada trabalhou na modernização do utilitário de gravação de áudio e o Gravador de som do GNOME recebeu um visual novo e incrível.

Os usuários ávidos do aplicativo GNOME Sound Recorder ficarão satisfeitos em saber que a ferramenta finalmente recebeu atenção devida.

O desenvolvedor Kavan Mevada trabalhou na modernização do utilitário de gravação de áudio como parte do Google Summer of Code (GSoC) deste ano.

Agora, com o sprint baseado em código, Mevada compartilhou uma atualização sobre o progresso que ele fez – e tudo o que se pode dizer é uau!

Gravador de som do GNOME recebeu um visual novo e incrível

Gravador de som do GNOME recebeu um visual novo e incrível

A base de código legada do Sound Recorders foi abandonada em favor de uma reescrita nova e moderna. Complementando a base simplificada, há uma IU mais nova, mais limpa e mais responsiva, projetada de acordo com as Diretrizes de Interface Humana (HIG) do GNOME.

“Quando comecei a pesquisar o aplicativo, descobri que ele tinha uma base de código muito antiga que foi implementada no módulo imports.lang por meio de imports.lang.Class e imports.lang.Interface. O aplicativo era tão simples e pequeno que decidimos reescrevê-lo totalmente.”, diz Mevada.

A nova interface do Sound Recroder inclui uma forma de onda animada imersiva que reproduz a gravação. Ser capaz de ver a forma de onda durante a gravação é muito útil.

Ele permite que você veja instantaneamente se o volume de entrada está muito alto ou muito baixo, observando os altos e baixos:

As formas de onda também estão disponíveis na visualização de reprodução. Aqui, as formas de onda suportam esfregar/buscar arrastando (além dos botões de passo de 10 segundos).

As formas de onda visíveis permitirão aos usuários identificar rapidamente seções silenciosas ou altas em uma gravação sem a necessidade de ouvir a coisa toda e fazer carimbos de data / hora.

Em outro lugar, há opções para Pausar e Cancelar durante a gravação (que agora usa uma visualização separada); a capacidade de renomear gravações na visualização de reprodução; acesso rápido às opções Excluir e Exportar para clipes selecionados; além de suporte em todo o aplicativo para o tema escuro Adwaita.

Finalmente, e provavelmente o mais útil, você tem uma opção de tempo limitado para “desfazer” ao excluir uma gravação.

Fique atento para o novo aplicativo de gravador de som no próximo mês, quando o GNOME 3.38 chegar. A atualização também deve vir para o Flathub, onde uma versão mais antiga do gravador de som já está disponível.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo