Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software

Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software
Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software

Conheça a Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software.

Enquanto o mundo luta para resolver a crise urgente de carbono, mais empresas estão se comprometendo a reduzir o impacto ambiental disso.

Agora, Microsoft, GitHub, Accenture e Linux Foundation uniram forças para lançar a “Green Software Foundation”, um órgão que visa estabelecer padrões e melhores práticas para a criação de “software verde”, ou seja, código projetado para desperdiçar menos energia e produzir menos emissões.

Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software

Green Software Foundation, uma fundação criada para produzir menos emissões de carbono no desenvolvimento de software

Sim. Microsoft, GitHub, Accenture, ThoughtWorks e Linux Foundation se uniram para lançar a Green Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos encarregada de colocar a sustentabilidade no centro da engenharia de software.

Além de promover sua criação por meio do código aberto e apoiar a pesquisa acadêmica na área, ela irá fomentar uma comunidade de defensores do software verde.

O anúncio foi feito pela Green Software Foundation (GSF) há poucos dias no site da organização:

“A Green Software Foundation nasceu de um desejo mútuo e necessidade de colaboração dentro da indústria de software. As organizações que compartilham um compromisso com a sustentabilidade e estão interessadas nos princípios do desenvolvimento de software verde são incentivadas a se associar à Fundação para contribuir com o desenvolvimento do campo da engenharia de software verde, contribuir com os padrões da indústria e trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de carbono.”

De acordo com funcionários da associação, o GSF é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é criar um ecossistema confiável de pessoas, padrões, ferramentas e melhores práticas para a criação de software verde.

As empresas afirmam que a Green Software Foundation foi criada a partir de um desejo mútuo e da necessidade de colaborar com a indústria de software.

A fundação visa ajudar a indústria de software a contribuir para os objetivos mais amplos do setor de tecnologia da informação e comunicação para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030, em linha com o Acordo Clima de Paris.

No início deste ano, precisamente em fevereiro, a IBM e uma dezena de outras empresas lançaram uma iniciativa semelhante. Na verdade, a IBM e uma dúzia de outras empresas tornam-se membros fundadores do MIT Climate and Sustainability Consortium (MCSC).

Juntos, sua missão será acelerar a implementação, em escala global, de soluções para enfrentar a ameaça das mudanças climáticas.

E é que os data centers em todo o mundo representam 1% da demanda global de eletricidade e devem consumir de 3 a 8% na próxima década, portanto, o desenvolvimento de software verde é uma prioridade importante.

Por fim, dentro dos objetivos da Green Software Foundation, são mencionados os seguintes:

  • Definindo Padrões da Indústria para Software Verde: A fundação criará e publicará padrões, modelos e práticas de software verde verde em várias disciplinas de computação e campos de tecnologia. O grupo incentivará a adoção voluntária e ajudará a orientar a política governamental em direção a esses padrões para uma abordagem consistente para medir e relatar as emissões de software verde.
  • Acelerar a inovação: Para desenvolver a indústria de software verde, devemos encorajar a criação de projetos confiáveis ​​de código aberto e dados abertos que apóiem ​​a criação de aplicativos de software verdes. A fundação trabalhará junto com seus parceiros sem fins lucrativos e acadêmicos para apoiar a pesquisa de software verde.
  • Aumente a conscientização e desenvolva a promoção: se queremos que as empresas criem aplicativos mais verdes, elas precisam de pessoas que saibam como criá-los. Como tal, uma das nossas principais missões é promover a adoção generalizada de software verde na indústria por meio de programas de embaixador, treinamento e educação conducentes à certificação e eventos que visam facilitar o crescimento do software verde.

As organizações com um compromisso compartilhado com a sustentabilidade e interesse no desenvolvimento de software verde são incentivadas a se juntar à fundação para ajudar a expandir o campo da engenharia de software verde, criar padrões para toda a indústria e trabalhar em conjunto para reduzir as emissões de carbono do software.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode conferir os detalhes no seguinte endereço.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile