HandBrake 1.7 lançado com suporte a mais codificadores

Foi lançado o HandBrake 1.7 com suporte a mais codificadores, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O HandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. Ele também é uma ferramenta para ripar DVDs.

Esse programa converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final.

Além de tudo isso, o aplicativo vem com presets embutidos (perfis) e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.

Agora, o HandBrake 1.7 foi lançado hoje como a primeira atualização de correção de bug para a mais recente série estável HandBrake 1.6.

Novidades do HandBrake 1.7

HandBrake 1.7 lançado com suporte a mais codificadores
HandBrake 1.7 lançado com suporte a mais codificadores

Sim. O HandBrake 1.7 foi lançado como uma atualização importante para este aplicativo transcodificador de vídeo de código aberto, gratuito e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.

Chegando quase um ano após o HandBrake 1.6, o lançamento do HandBrake 1.7 está aqui com muitas novidades para usuários do Linux, incluindo profundidade de bits e informações HDR no resumo do vídeo, suporte para seletores de arquivos nativos via xdg-desktop-portal, suporte de arrastar e soltar para digitalização de vídeo, suporte aprimorado para Intel QSV, suporte para Meson, bem como importação e exportação de capítulos XML.

Também para usuários do Linux, o HandBrake 1.7 adiciona uma nova opção para permitir que os usuários pausem a codificação ao alternar para a energia da bateria ou quando o modo de economia de energia estiver ativado, opções de nomenclatura automática de arquivos, janelas atualizadas de fila, atividade e predefinições para não flutuar mais no topo do janela principal, junto com uma nova opção de menu Fila > Adicionar tudo.

Os principais novos recursos desta versão que estão disponíveis para todas as plataformas suportadas incluem codificadores AMD VCN AV1 e NVIDIA NVENC AV1, suporte para modo ABR multipassagem SVT-AV1, suporte para preservação de metadados do ambiente de visualização, bem como novo Rotação e Formatação QSV filtros.

Também há desempenho aprimorado para arquiteturas AArch64 (ARM64) para decodificação HEVC mais rápida com as mais recentes otimizações de montagem FFmpeg e SVT-AV1, velocidade de conversão de vídeo aprimorada, bem como passagem de metadados de faixa dinâmica Dolby Vision e HDR10+ aprimorada com suporte para x265 de 10 bits e codificadores SVT-AV1.

Além disso, o HandBrake 1.7 atualiza o codificador NVENC para não usar mais multipassagem por padrão, renomeia a opção de codificação de 2 passagens para multipassagem, melhora o codificador Intel QSV, melhora o suporte para codificadores de hardware de 10 bits e melhora o modo VP9 CQ removendo um limite de taxa de bits artificial.

Ele também melhora o downmix das trilhas de áudio AC3 e EAC3, atualiza as predefinições Creator e Social, enquanto as predefinições de Email foram removidas, renomeia os comandos --two-pass e --no-two-pass para --multi-pass e --no-multi-pass respectivamente, e corrige vários bugs.

Para ver mais detalhes sobre essa versão, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar o HandBrake no Linux, você pode usar esses tutoriais:
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux
Como instalar o conversor multimídia HandBrake no Linux via Flatpak

Como instalar a versão mais recente do HandBrake no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.