HarmonyOS abandonará o suporte para apps Android

Como o sistema da Huawei eliminará o “código AOSP tradicional”, a próxima versão do HarmonyOS abandonará o suporte para apps Android.

Há alguns anos, a fabricante chinesa de telefones Huawei anunciou que começaria a distribuir smartphones com seu próprio sistema operacional HarmonyOS, em vez do Google Android.

Mas quando os primeiros telefones HarmonyOS começaram a ser vendidos, ficou claro que o sistema operacional era pouco mais do que uma versão pesada do Android, a princípio.

Nos últimos anos, a Huawei trabalhou muito mais na operação de smartphones, tablets, smart TVs e outros produtos. E agora parece que a empresa está quase pronta para dar um grande passo ao abandonar completamente o suporte para aplicativos Android.

HarmonyOS abandonará o suporte para apps Android

HarmonyOS abandonará o suporte para apps Android
HarmonyOS abandonará o suporte para apps Android

A próxima versão do sistema operacional da Huawei é conhecida como HarmonyOS Next e, de acordo com um relatório do PandaDaily, eliminará o “código AOSP tradicional”, o que significa que, embora se pareça muito com as versões do HarmonyOS disponíveis hoje, nos bastidores ele executará o código da Huawei em vez do código do Android Open Source Project do Google.

E isso significa que os desenvolvedores que desejam garantir que os usuários possam executar seus aplicativos em telefones Huawei e outros dispositivos precisarão portá-los para rodar nativamente no HarmonyOS Next.

O South China Morning Post relata que grandes empresas de tecnologia chinesas como JD, NetEase e Meituan iniciaram uma onda de contratações de desenvolvedores de aplicativos HarmonyOS.

É claro que há provavelmente menos incentivos para que as empresas globais que realizam a maior parte dos seus negócios fora da China adotem a plataforma, o que poderá levar a uma queda no número geral de aplicações disponíveis para dispositivos Huawei.

Mas não é como se a Huawei tivesse muita escolha nesse assunto.

A decisão da empresa de mudar do Android para o HarmonyOS foi, em primeiro lugar, uma resposta às sanções dos EUA que limitaram a capacidade da empresa de obter tecnologia de empresas que fazem negócios com os Estados Unidos.

E embora a Huawei pudesse, teoricamente, ter continuado a bifurcar o código do Android Open Source Project indefinidamente, grande parte do molho especial que faz os dispositivos Android modernos funcionarem é o código proprietário que está disponível apenas para empresas que fazem negócios diretamente com o Google.

Espera-se que a Huawei lance uma prévia do HarmonyOS Next para desenvolvedores no início de 2024, antes de lançá-lo de forma mais ampla no futuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.