IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp

Confira esse vislumbre do que você pode esperar da IA no WhatsAp e veja como a IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp.

A inteligência artificial está chegando ao WhatsApp e, de fato, a integração já começou. A Meta planeja introduzir sua funcionalidade de bate-papo com tecnologia de IA em todos os seus aplicativos de mensagens.

Isso implica que os usuários não apenas poderão conversar com amigos no WhatsApp usando IA, mas espera-se que a aplicação da IA vá além do bate-papo casual.

IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp

IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp
IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp

Atualmente, os chats de IA estão operacionais nos Estados Unidos e oferecem suporte a interações no idioma inglês. No entanto, é apenas uma questão de tempo até que esta tecnologia de IA se torne uma presença global nas conversas do WhatsApp.

Para ajudá-lo a antecipar as mudanças, aqui está um vislumbre do que você pode esperar da IA no WhatsApp.

Bate-papos envolventes para diversão

Você já ficou entediado, esperando abrir o WhatsApp para um bate-papo, apenas para descobrir que não havia ninguém disponível?

Uma característica fundamental da IA do WhatsApp reside em seus chatbots equipados com inteligência artificial, projetados exclusivamente para entretê-lo em diversos graus. Em essência, você terá a oportunidade de conversar com esses chatbots apenas para entretenimento.

Este “modo sem amigos” no WhatsApp é particularmente adaptado, com a Meta introduzindo vários chatbots em seus aplicativos, incluindo o WhatsApp.

Alguns desses bots são especializados em áreas específicas, como esportes, dança, viagens, MMA ou culinária, enquanto outros incorporam personalidades como o “amigo de espírito livre”, o brincalhão ou a “irmã mais velha”.

Obtenção de informações sobre assuntos

Além disso, haverá outros bots para tópicos específicos, servindo como recursos valiosos para consultas direcionadas em comparação com IAs mais gerais, como o ChatGPT. Os usuários terão um conjunto de bots especializados ao seu alcance, cada um focado em assuntos distintos.

Por exemplo, Perry é um bot especialista na área de golfe, enquanto Max possui amplo conhecimento sobre culinária e Angie é especializada em fitness.

Ao buscar informações sobre como preparar uma omelete de batata, recorrer a Max proporcionaria uma interação mais personalizada e amigável, semelhante a buscar o conselho de um amigo.

Imagens geradas por IA sob demanda

Caso não consiga localizar a imagem ideal para compartilhar em um chat, agora você tem a opção de criar uma usando o gerador de imagens do Meta AI, integrado ao bot do Meta.

Esta funcionalidade é acessível em qualquer chat simplesmente mencionando Meta AI com @Meta AI e empregando o comando /imagine junto com o prompt de imagem que você gera.

Isso significa que, esteja você envolvido em uma conversa individual ou participando de um bate-papo em grupo, você pode digitar @Meta AI /imagine um cachorro com colete, e a IA do Meta gerará imediatamente a imagem solicitada, exibindo-a dentro o bate-papo para o prazer de todos.

Criação de sticker/adesivos facilitada

IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp
IA pode mudar a maneira como você usa o WhatsApp

Uma capacidade semelhante se estenderá aos adesivos do WhatsApp. Porém, em vez de enviar uma mensagem para Meta AI, esse recurso estará acessível diretamente no seletor de adesivos. Os usuários podem gerar adesivos com base em solicitações específicas.

Esta funcionalidade, já disponível para alguns usuários, tem potencial para revolucionar o mundo dos adesivos do WhatsApp. Em vez de depender de pacotes de adesivos pré-instalados, os usuários agora podem gerar adesivos personalizados de acordo com suas preferências.

Recomendações

No WhatsApp, os usuários terão a oportunidade de conversar com uma variedade de chatbots com diversas personalidades.

Além disso, existe o Meta AI, funcionando como um assistente de IA. Ao mencionar a Meta AI em chats individuais ou em grupo, ela obtém acesso apenas às mensagens em que é explicitamente mencionada.

A Meta AI opera de forma semelhante ao ChatGPT ou Luzia, adotando a personalidade de um Assistente.

Prevê-se que, no futuro, a Meta AI possa ajudar com várias dúvidas relacionadas ao WhatsApp e oferecer recomendações gerais ou responder a perguntas dentro de grupos.

No entanto, parece improvável que os chats de IA com personalidades distintas sejam integrados em configurações de grupo.

IA em conversas em grupo

    • Conforme mencionado anteriormente, a funcionalidade permite aos usuários mencionar Meta AI dentro de um grupo. Permitindo que eles façam perguntas, e a Meta AI irá então recuperar as informações relevantes da Internet e compartilhá-las dentro do grupo.

Meta forneceu exemplos de como esse recurso pode ser utilizado, como pedir ao Assistente para ajudar a encontrar receitas de jantar ou fornecer informações sobre a temperatura média em uma cidade específica.

Esta capacidade parece projetada para agilizar a recuperação de informações, potencialmente poupando aos usuários a necessidade de pesquisas adicionais em plataformas como Google ou Bing, uma vez que as pesquisas do Meta AI são baseadas e vinculadas a este último mecanismo de pesquisa.

Como a IA pode deixar o WhatsApp muito melhor

  • Detecção aprimorada de spam: a IA pode ser usada para melhorar a detecção de spam, analisando o conteúdo da mensagem, as informações do remetente e o comportamento do usuário. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de spam que os usuários recebem e tornar o WhatsApp uma experiência mais agradável.
  • Respostas e sugestões inteligentes: a IA pode ser usada para fornecer respostas e sugestões inteligentes às mensagens. O que poderia ajudar os usuários a economizar tempo e se comunicar com mais eficiência. Por exemplo, a IA pode sugerir emojis ou adesivos relevantes para uso em uma conversa.
  • Tradução de mensagens aprimorada: a IA pode ser usada para melhorar a tradução de mensagens, fornecendo traduções mais precisas e naturais. Isso poderia ajudar os usuários a se comunicarem com amigos e familiares de diferentes países.
  • Curadoria de conteúdo personalizado: a IA pode ser usada para selecionar conteúdo personalizado para os usuários, como artigos de notícias, atualizações meteorológicas e lembretes de eventos. Isso poderia ajudar os usuários a se manterem informados e atualizados sobre o que está acontecendo no mundo.
  • Chamadas de voz e vídeo aprimoradas: a IA pode ser usada para melhorar as chamadas de voz e vídeo, reduzindo o ruído de fundo, melhorando a qualidade do áudio e melhorando a qualidade do vídeo. Isso poderia tornar as chamadas do WhatsApp mais claras e agradáveis.
  • Gerenciamento aprimorado de bate-papo em grupo: a IA pode ser usada para ajudar a gerenciar bate-papos em grupo, silenciando automaticamente usuários perturbadores. Filtrar conteúdo impróprio e resumir discussões importantes. Isso pode ajudar a tornar os bate-papos em grupo mais produtivos e agradáveis.
  • Assistência proativa: a IA pode ser usada para auxiliar proativamente os usuários nas tarefas. Como agendar compromissos, fazer reservas e enviar lembretes. Isso pode ajudar os usuários a economizar tempo e ser mais eficientes.
  • Consciência contextual: a IA pode ser usada para tornar o WhatsApp mais consciente do contexto. Para que possa fornecer informações e sugestões relevantes de acordo com a situação atual do usuário. Por exemplo, a IA poderia sugerir restaurantes relevantes quando o usuário estiver perto de um novo local.
  • Recomendações personalizadas: a IA pode ser usada para fornecer recomendações personalizadas aos usuários, como recomendar novos contatos, grupos e empresas. Isso pode ajudar os usuários a descobrir novas pessoas e coisas nas quais possam estar interessados.
  • Privacidade e segurança aprimoradas: a IA pode ser usada para aumentar a privacidade e a segurança, detectando e prevenindo atividades suspeitas. Como tentativas de phishing e malware. Isso poderia ajudar a proteger as informações pessoais dos usuários e manter o WhatsApp uma plataforma segura.
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.