Iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16! Confira!

Iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16! Confira!
Iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16! Confira!

O projeto XFCE anunciou que foi iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16. Confira o que vem por aí nesse incrível ambiente!

Iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16! Confira!

O Xfce é uma ótima opção para quem gosta do Gnome, mas quer um ambiente gráfico mais leve, pois ele é escrito também com base na bibilioteca GTK+ (a mesma do Gnome) e tem uma interface muito leve mesmo, podendo rodar com um bom desempenho em PCs com pouca memória.

Ele possui um ótimo visual, tem boas opções de personalização, um bom painel de configurações, e não é tão “capado” em opções quanto o GNOME. Para completar, ele possui um bom conjunto de ferramentas e aplicativos próprios.

Agora, os os desenvolvedores do XFCE anunciaram, a conclusão das fases de planejamento e congelamento das unidades e a transferência do projeto para a fase de desenvolvimento do que será a nova versão do XFCE 4.16.

Iniciada a fase de desenvolvimento do XFCE 4.16

O desenvolvimento está previsto para ser concluído em meados do próximo ano, após o que restará formar três versões preliminares antes do lançamento final. Das próximas mudanças, a conclusão do suporte opcional para GTK2 e a modernização da interface do usuário são sinalizadas.

Como durante o processo de desenvolvimento da versão 4.14, os desenvolvedores tentaram portar o ambiente GTK2 para o GTK3 sem alterar a interface, enquanto no XFCE 4.16 eles comentam que planejam encerrar o suporte ao GTK2 e dar uma etapa completa para o uso do GTK3, e começar a otimizar a aparência dos painéis.

Como prometemos, desta vez tentaremos manter um cronograma mais apertado, sem mais delongas: a fase de desenvolvimento do Xfce 4.16 começou oficialmente!

Durante o trabalho deste trabalho, haverá suporte para decorar janelas no lado do cliente (CSD), em que o título e o quadro da janela não são desenhados pelo gerenciador de janelas, mas pelo próprio aplicativo. Está planejado usar o CSD para implementar um cabeçalho multifuncional e quadros ocultos nas caixas de diálogo relacionadas à alteração da configuração.
 
Alguns ícones na barra de título, como fechar a janela, serão substituídos por opções simbólicas que parecem mais corretas ao escolher um tema escuro.

O suporte para exibição da seção “Ações da área de trabalho” será adicionado ao menu de contexto do complemento com implementações de atalhos para iniciar aplicativos, permitindo iniciar drivers específicos a aplicativos, como abrir uma janela adicional do Firefox.

Também brincaremos com as decorações do lado do cliente onde achamos que faz sentido (por exemplo, substituindo o chamado XfceTitledDialog, que é usado para todas as caixas de diálogo de configuração por uma versão do HeaderBar).

A biblioteca libgtop será adicionada ao número de dependências, que serão usadas para exibir informações sobre o sistema na caixa de diálogo “Sobre”.

Alterações drásticas na interface não são esperadas para o gerenciador de arquivos Thunar, mas está planejado adicionar muitas pequenas melhorias que simplificam o trabalho com arquivos.

A nova versão do Thunar deve ter uma nova exibição da API de suplemento, permitindo adicionar novas ações e armazenar as configurações de exibição do diretório. Por exemplo, será possível salvar as configurações do modo de classificação em relação aos diretórios individuais.

Também está planejado adicionar ao configurador a capacidade de expandir as informações de saída de espelho para vários monitores, cuja resolução é diferente.

Para controlar a reprodução de cores, está planejado preparar seu próprio processo em segundo plano para interagir com o colord, sem precisar executar o xiccd.

No administrador de gerenciamento de energia, a aparência do modo de luz de fundo noturna é esperada como uma função temporizada que será aplicada como um filtro de tela para reduzir a tensão nos olhos.

Por outro lado, os desenvolvedores planejaram que o XFCE 4.16 adicionasse algumas melhorias no complemento do painel, cujo anúncio destaca a adição do modo escuro, além de incluir um histograma da bateria na caixa de diálogo de configuração para visualizar o esgotamento da bateria e a implementação de uma interface visual para rastrear a descarga da bateria.

Como mencionado anteriormente, esse ciclo pretende ser mais leve para permitir “cumprir o plano” e obter uma versão para nossa base de usuários, em vez das duas versões anteriores.

Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre o anúncio e os próximos anúncios sobre este ambiente de área de trabalho, verifique os detalhes no link a seguir.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, LFS, Linux, Linux Mint, Mageia, Manjaro, Open Source, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Tecnologia, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile