Como instalar o incrível integrador AppImageLauncher no Linux

Se você vive instalando aplicativos via arquivos AppImage e quer incorporá-los ao seu sistema, conheça e veja como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux.

Antigamente, o único método universal para executar a instalação de qualquer aplicativo, independentemente da distribuição que ele fosse era compilar o aplicativo a partir do código-fonte dele.

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux
Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

Esse método ainda é usado, geralmente é um pouco lento e é uma tarefa um pouco complicada para a maioria dos usuários.

Os pacotes específicos

Por outro lado, a maioria das distribuições geralmente usa algum gerenciador de pacotes com o qual eles suportam a instalação de aplicativos. Tomando como exemplo Debian ou Ubuntu com apt e seus pacotes deb ou o Fedora com o yum e seus pacotes rpm.

Com esse método é possível encontrar aplicativos nos formatos de pacotes mais populares e poupar muito tempo com a instalação, já que não é necessário compilá-los em nosso sistema.

Entretanto, essa padrão não é universal, pois os pacotes só podem ser instalados na distribuição para a qual ele foi criado.

Os pacotes universais

Não muito tempo atrás, novos tipos de pacotes universais começaram a aparecer para facilitar a instalação de aplicativos. Surgiu o Snap, Flatpak ou Appimage.

O principal atrativo de alguns destes formatos de pacotes universais é que eles são executados em um ambiente totalmente isolado do sistema, com o qual não teremos problemas de corromper ou comprometer o sistema, e podem ser instalados na maioria das distribuições Linux.

O formato Appimage

Nesse tutorial, vamos nos concentrar nos pacotes no formato AppImage, que muitos usuários ainda não sabem como instalá-los e até como integrá-los ao sistema.

Normalmente, quando baixamos um pacote AppImage para instalar, devemos dar a ele permissões de instalação (com o comando chmod a+x arquivo.AppImage) e executar o seguinte comando para instalá-lo:

./pacote.appimage

Ao fazer isso, você será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser.

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.

Acontece que muitos dos usuários costumam clicar em “Não” sem saber ou por engano. Por causa disso, para executar o aplicativo mais tarde, temos de usar o arquivo que baixamos.

Felizmente, existe uma ferramenta que pode facilitar isso, o AppImageLauncher. Esse aplicativo permite que você execute facilmente arquivos AppImage, sem precisar torná-los executáveis.

Mas sua característica mais interessante é a capacidade de integrar aplicativo AppImages facilmente com seu sistema: AppImageLauncher pode adicionar automaticamente um atalho para o lançador de menu AppImage application/pedido de seu ambiente de trabalho (incluindo o ícone do aplicativo e descrição apropriada).

AppImageLauncher atualmente só tem suporte para Ubuntu, Linux Mint, Debian, Netrunner, e recentemente, adicionou suporte para o openSUSE. Mas nada impede que ele seja instalado no seu sistema.

Abaixo, você verá como instalar esse utilitário nas principais distribuições Linux.

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

O integrador AppImageLauncher está disponível em três formatos: RPM, DEB e AppImage. Ironicamente, o pacote AppImage tem um sério problema de dependência, e por isso, ainda não será coberto por este tutorial.

Com isso, para instalar o integrador AppImageLauncher no Linux, use um dos procedimentos abaixo.

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux Ubuntu, Debian e derivados

Quem quiser instalar o integrador AppImageLauncher no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e não for o Ubuntu 18.04 LTS, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome appimagelauncher.deb:

wget https://github.com/TheAssassin/AppImageLauncher/releases/download/continuous/appimagelauncher_2.1.0-travis896.d1be7e7.bionic_i386.deb -O appimagelauncher.deb

Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits e é um Ubuntu 18.04 LTS, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome appimagelauncher.deb:

wget https://github.com/TheAssassin/AppImageLauncher/releases/download/continuous/appimagelauncher-lite-2.1.0-travis896-d1be7e7-x86_64.AppImage -O appimagelauncher.deb

Passo 5. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i appimagelauncher.deb
sudo apt-get install -f

Passo 6. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./appimagelauncher.deb

Passo 7. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove appimagelauncher*

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados

Quem quiser instalar o integrador AppImageLauncher no Linux Fedora, OpenSUse, CentOS e outros sistemas que suportam arquivos .rpm, tem de fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome appimagelauncher.rpm:

wget https://github.com/TheAssassin/AppImageLauncher/releases/download/continuous/appimagelauncher-2.1.0-travis896.d1be7e7.i386.rpm -O appimagelauncher.rpm

Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome appimagelauncher.rpm:

wget https://github.com/TheAssassin/AppImageLauncher/releases/download/continuous/appimagelauncher-2.1.0-travis896.d1be7e7.x86_64.rpm -O appimagelauncher.rpm

Passo 5. Para instalar em um openSUSE ou um de seus derivados, use o comando abaixo:

sudo zypper install appimagelauncher.rpm

Passo 6. Para instalar em um Fedora, RedHat e seus derivados, use o comando abaixo:

sudo yum localinstall appimagelauncher.rpm

ou

sudo dnf install appimagelauncher.rpm

Passo 7. Para instalar o programa na maioria das distro com suporte a arquivos RPM, use o comando:
Passo 8. Agora instale o programa com o comando:

sudo rpm -i appimagelauncher.rpm

Passo 9. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo rpm -e appimagelauncher*

Como o AppImageLauncher funciona?

Agora que o AppImageLauncher está instalado, quando baixamos um aplicativo na appimage, basta clicar duas vezes nele para executar o AppImageLauncher e isso nos apresentará várias opções.

Ao clicar pela primeira vez no arquivo baixado será apresentada uma janela com as opções “Run once” (Execute uma vez) e “Integrate and run” (Integrar e executar).

Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux

Quando você clica em “Integrate and run”, o aplicativo AppImage é copiado para a pasta ~/.bin e adicionado ao menu, então o aplicativo é iniciado.

E quando um aplicativo já está instalado as opções exibidas são: “Delete” (Exclua) e “update the application” (Atualize o aplicativo).

Então, se quiser eliminar o aplicativo use a opção “Delete”, que é muito simples, tanto quanto o ambiente de desktop que está sendo usado. Enquanto para atualizar use a opção “update the application”.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.