Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

Pouco tempo depois da liberação da especificação, a Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux. Confira os detalhes dessa novidade.

Foi apenas no mês passado que a especificação USB 4.0 foi publicada oficialmente. O USB 4 permite a operação em duas faixas nos cabos Tipo C existentes e até 40 Gbps em cabos certificados, mantendo a compatibilidade com versões anteriores com USB3/USB2 e Thunderbolt 3.

Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

Agora, os engenheiros de código aberto da Intel enviaram seus patches iniciais com o suporte a USB 4 para o kernel do Linux. Os 22 patches iniciais que fornecem o suporte básico ao USB 4 foram divulgados na lista de discussão do kernel do Linux.

Intel enviou o suporte inicial a USB 4 para o kernel do Linux

O suporte ao USB 4 em sua forma atual era inferior a quatro mil linhas do novo código do kernel.

A proposta não é muito dramática e o L.O.C. delta relativamente pequeno, pois o USB4 é baseado no Thunderbolt e, portanto, reutiliza o código de driver Thunderbolt existente do kernel.

Com esse suporte inicial ao kernel do Linux, ainda não há suporte ao gerenciamento de energia USB 4.0 como um dos principais itens a serem realizados a curto prazo.

Mas recursos como tunelamento PCIe, tunelamento DisplayPort, tunelamento USB 3.x. Rede P2P, atualização de firmware e outros fundamentos.

Os patches no momento estão no LKML. Se a revisão do código por outros desenvolvedores do upstream for bem e outros bits, como o gerenciamento de energia, for possível, poderemos ver esse suporte inicial ao USB 4.0 enviado para o kernel Linux 5.5 em alguns meses.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO