iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa

Para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, o iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa, apenas na Europa.

A Apple está abrindo o jardim murado que é o ecossistema do iPhone, mas apenas na Europa.

Até recentemente, a única forma oficial de instalar aplicativos em um iPhone era através da App Store (ou com uma conta de desenvolvedor).

Mas agora, para cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, a Apple está permitindo que os usuários baixem aplicativos e até instalem lojas de aplicativos de terceiros. Mas a Apple realmente preferiria que você não o fizesse.

iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa

iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa
iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa

Sim. O iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa. O comunicado de imprensa da empresa anunciando as mudanças enfatiza tanto por que você não deve aproveitar as vantagens dos novos recursos quanto explica o que eles são.

De acordo com a Apple, permitir “novas opções para processar pagamentos e baixar aplicativos no iOS abrirá novos caminhos para malware, fraudes e golpes, conteúdo ilícito e prejudicial e outras ameaças à privacidade e segurança”.

No entanto, a Apple observa que quando o iOS 17.4 for lançado em março de 2024, ele permitirá que os desenvolvedores disponibilizem aplicativos fora da App Store e permitirá que os usuários carreguem aplicativos ou lojas de aplicativos.

Um iOS 17.4 beta está disponível para teste a partir de agora.

iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa
iOS 17.4 será um sistema mais aberto na Europa

Para permitir essa mudança, a Apple está fornecendo aos desenvolvedores novas APIs e ferramentas para fazer com que aplicativos distribuídos fora da App Store funcionem com iOS e uma estrutura para lojas de aplicativos de terceiros gerenciarem atualizações de aplicativos.

Outras mudanças no iOS 17.4 para desenvolvedores e usuários europeus incluem:

  • Suporte para mecanismos de navegador alternativos : o iOS oferece suporte a navegadores de terceiros há algum tempo, todos eles tiveram que usar o mesmo mecanismo de renderização WebKit do Safari até agora. Mas essa mudança abre suporte para o Google Chrome usar seu mecanismo Blink ou para o Firefox usar o Gecko.
  • Na primeira vez que os usuários abrirem o Safari, eles serão recebidos com uma tela de seleção de navegador , permitindo-lhes escolher um navegador padrão
  • Novas APIs que permitem aos desenvolvedores usar a tecnologia NFC para aplicativos bancários e de carteira de terceiros
  • Os aplicativos podem usar provedores de serviços de pagamento terceirizados como alternativa à App Store

A Apple gasta bastante tempo apontando por que acha que essas concessões ao DMA são más ideias, e explica um monte de mudanças adicionais que está fazendo e que, segundo a empresa, ajudarão a minimizar os riscos que acompanham a abertura do ecossistema.

Por exemplo, há um novo processador de “revisão de base” de reconhecimento de firma para todos os aplicativos, não importa onde sejam distribuídos, permitindo que a Apple forneça aos usuários descrições uniformes dos aplicativos antes de serem instalados.

A Apple realmente não gosta da ideia de telas de seleção de navegador, observando que:

“os usuários da UE serão confrontados com uma lista de navegadores padrão antes de terem a oportunidade de compreender as opções disponíveis. A tela também interrompe a experiência dos usuários da UE na primeira vez que abrem o Safari com a intenção de navegar para uma página da web.”

A empresa também observa que “não poderá emitir reembolsos” para aplicativos, jogos ou outras compras feitas por meio de um serviço de pagamento de terceiros.

Claro, isso não significa que você não poderá obter um reembolso, significa apenas que você terá que solicitá-lo usando um serviço de terceiros e/ou diretamente do desenvolvedor, em vez da Apple.

A empresa está reduzindo a redução da receita obtida com aplicativos e assinaturas adquiridas na App Store.

Em vez de cobrar uma comissão de 30%, a empresa afirma que receberá uma comissão de 20% sobre compras que utilizem o processamento de pagamentos da Apple ou 17% para aquelas que utilizem serviços de pagamento de terceiros.

Mas não se surpreenda se alguns desenvolvedores decidirem ignorar completamente a App Store para economizar mais dinheiro, se eles encontrarem uma maneira de fazer isso sob as novas regras.

Por sua vez, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, diz que as novas regras da Apple sugerem que a Apple pode “escolher quais lojas podem competir com sua App Store, possivelmente bloqueando a Epic Games Store ou outros concorrentes”.

Streaming de jogos e miniaplicativos e jogos não será restrito à Europa

Há uma grande mudança que a Apple está fazendo que não está restrita à Europa: os usuários do iPhone em todo o mundo agora poderão usar serviços de streaming de jogos como Amazon Luna, Xbox Cloud Gaming ou NVIDIA GeForce Now.

A Apple agora está permitindo que os desenvolvedores “enviem um único aplicativo com capacidade de transmitir todos os jogos oferecidos em seu catálogo”.

Anteriormente, a empresa tratava efetivamente esses tipos de aplicativos de streaming de jogos como lojas de aplicativos de terceiros e insistia que os desenvolvedores que desejassem permitir que os usuários transmitissem jogos pela Internet só poderiam fazer isso se enviassem um aplicativo individual para cada jogo oferecido.

Os desenvolvedores agora também podem usar o sistema de compra no aplicativo da Apple para conteúdo ou serviços oferecidos por meio de miniaplicativos, minijogos, chatbots ou plug-ins no aplicativo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.