IPFire 2.27 Core 173 lançado com suporte para modems 4G e 5G

E foi lançado o IPFire 2.27 Core 173 com suporte para modems 4G e 5G, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.

Esse sistema é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.

O IPFire é mantido por desenvolvedores que se preocupam com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacote personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.

Agora, Peter Müller, do projeto IPFire, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do IPFire 2.27 Core Update 173 como a primeira atualização desta distribuição de firewall Linux reforçada de código aberto para roteadores e firewalls em 2023.

Novidades do IPFire 2.27 Core 173

IPFire 2.27 Core 173 lançado com suporte para modems 4G e 5G
IPFire 2.27 Core 173 lançado com suporte para modems 4G e 5G

Alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo, o IPFire 2.27 Core Update 173 está aqui para apresentar suporte para QMI (Qualcomm MSM Interface), uma interface proprietária e a capacidade de interagir com modems 4G e 5G que usam a interface QMI.

O novo kernel Linux 6.1 LTS traz suporte de hardware aprimorado e melhorias de segurança para usuários do IPFire, como suporte a Landlock, proteção contra acesso direto à memória por meio de dispositivos PCI maliciosos em sistemas AArch64 (ARM64), proteção contra ataques de inicialização a frio, permitindo que o firmware limpe todos memória ao reiniciar e muito mais.

IPFire 2.27 Core Update 173 também traz várias melhorias para sua implementação OpenVPN, como uma correção para um problema em que o autenticador OpenVPN 2FA entraria em um loop infinito quando a conexão de soquete para OpenVPN fosse perdida, bem como pequenas melhorias e limpezas para o OpenVPN GUI.

Além disso, a nova versão do IPFire implementa um novo mecanismo para criar adequadamente um grupo de usuários necessário para a interação entre D-Bus e Avahi ao instalar o último complemento, bem como suporte para tratar corretamente *.example.com como um domínio curinga pela interface da web.

Também foi corrigido um bug no mecanismo do firewall que permitia a criação de regras com fontes inválidas.

Obviamente, vários pacotes e complementos foram atualizados para suas versões mais recentes no momento da redação. Para mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento.

Os desenvolvedores também observaram o fato de que o suporte para hardware ARM de 32 bits será encerrado em 28 de fevereiro de 2023. Os usuários devem migrar para uma arquitetura de hardware compatível.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o IPFire 2.27 Core 173/h3>

A imagem ISO do IPFire 2.27 Core 173 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.