Kali Linux 2018.1 lançado – Confira as novidades e baixe

Os desenvolvedores Kali lançaram uma nova versão do seu sistema operacional, o Kali Linux 2018.1. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.


O Kali Linux é uma distribuição baseada em Debian que inclui uma coleção de ferramentas de segurança e forense.

Kali Linux 2018.1 lançado - Confira as novidades e baixe
Kali Linux 2018.1 lançado – Confira as novidades e baixe

Kali Linux é um distribuição que é praticamente uma plataforma de testes de segurança, que pode ser utilizada como um Live CD. Ela está disponível em 32 bits, 64 bits, com variantes para ARM, bem como compilações especificas para muitas plataformas populares de hardware (alguém aí lembrou do RaspBerry Pi?).

Novidades do Kali Linux 2018.1

Kali Linux 2018.1 traz um kernel atualizado e dois novos recursos de segurança: Suporte de criptografia de memória segura da AMD e limites de memória aumentados.

O Kali Linux 2018.1 vem com um novo kernel 4.14.12. Novos kernels sempre têm muitos novos recursos e o kernel 4.14 não é exceção, embora apenas dois novos recursos realmente se destaquem.

AMD Secure Memory Encryption Support, ou suporte de criptografia de memória segura da AMD é um recurso que estará em processadores AMD mais novos que habilita criptografia automática e decodificação de DRAM.

A adição dessas características faz com que os sistemas deixem de ser (em teoria) vulneráveis ​​a ataques de inicialização a frio porque, mesmo com acesso físico, a memória não será legível.

Limites de memória aumentados – Os processadores de 64 bits atuais (e mais velhos) têm um limite de 64 TB de espaço de endereço físico e 256 TB de espaço de endereço virtual (VAS), que foi suficiente há mais de uma década, mas com a chegada de hardware de servidor com 64 TB de memória, os limites já foram alcançados.

Felizmente, os próximos processadores habilitarão paginação de 5 níveis, suporte para o qual está incluído no kernel 4.14.

Atualizações do Hyper-V

Para aqueles que usam o Hyper-V para executar as máquinas virtuais Kali fornecidas pela Offensive Security, a máquina virtual Hyper-V agora é a geração 2, o que significa que agora é baseado em UEFI e o HDD de expansão/encolhimento é suportado.

Os serviços de integração do Hyper-V também estão incluídos, que suportam memória dinâmica, monitoramento/dimensionamento de rede e replicação.

Atualizações de Pacotes

Além do kernel atualizado, esse release atualiza uma série de pacotes, incluindozaproxy, secure-socket-funneling, pixiewps, seclists, burpsuite, dbeaver e reaver.

Se você já possui uma instalação do Kali, pode facilmente obter a versão mais recente dessas ferramentas, juntamente com tudo o mais atualizado:

apt update && apt full-upgrade

Observe que, se você não atualizou sua instalação do Kali em algum momento (tsk2), você poderá receber um erro GPG sobre a chave do repositório que expirou (ED444FF07D8D0BF6). Felizmente, este problema é rapidamente resolvido executando o seguinte como root:

wget -q -O - https://archive.kali.org/archive-key.asc | apt-key add

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Conheça melhor a distribuição Kali Linux

Para saber mais sobre a distribuição Kali Linux, clique nesse link.

Baixe e experimente o Kali Linux 2018.1

A imagem ISO do Kali Linux 2018.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog nos últimos dias


Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.