KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5

KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5
KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5

E foi lançado o KaOS 2020.02 com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5 e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.

KaOS 2020.02 lançado com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5

Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.

O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.

Agora, a equipe de desenvolvimento por trás do KaOS lançou o KaOS 2020.02 como um instantâneo ISO live de fevereiro de 2020 com todas as mais recentes atualizações e tecnologias de software, além de novos recursos.

Novidades do KaOS 2020.02

O KaOS 2020.02 chega quase dois meses após o instantâneo de janeiro de 2020 e traz muitas das tecnologias GNU/Linux lançadas recentemente e software Open Source, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.18 LTS.

De fato, o KaOS 2020.02 inclui todos os softwares mais recentes do KDE, como a atualização do Plasma 5.18.1, a atualização do Applications de fevereiro de 2020 e o Frameworks 5.67.0, todos compilados com a estrutura de aplicativos de código aberto e multiplataforma do Qt 5.14.1.

Além disso, esta versão apresenta um novo recurso de instalação para permitir ao usuário instalar um pacote de escritório (atualmente apenas o LibreOffice é suportado) e a capacidade de fazer uma instalação mínima para que você possa personalizar completamente a instalação final com os aplicativos que realmente precisa.

Para isso, o KaOS agora oferece uma nova opção na tela de boas-vindas para permitir a instalação de pacotes de até seis grupos de software predefinidos. Todas essas alterações reduzirão o tamanho da imagem ISO.

O tema padrão da Midna também recebeu alguma atenção nesta atualização e agora está usando o mecanismo de tema Kvantum em vez do QtCurve.

O systemd-bootloader agora também tem um tema, e o GRUB foi atualizado para refletir isso.

Sob o capô, o KaOS 2020.02 é a primeira versão a mudar para o algoritmo de compactação ZSTD (Zstandard) para pacotes, que promete descompactação mais rápida, portanto, tempos de instalação e atualização mais rápidos.

Outra coisa interessante sobre o lançamento do KaOS 2020.02 é que ele é alimentado pela mais recente série de kernel Linux 5.5. O kernel do Linux 5.5.6 está incluído no snapshot e deve melhorar muito o suporte de hardware para novos dispositivos.

Outros componentes atualizados que vale a pena mencionar incluem o sistema de som ALSA 1.2.2, sistema systemd 244 init, pilha de gráficos Mesa 19.3.4, editor de texto GNU nano 4.8, gerenciador de conexões de rede NetworkManager 1.22.8, gerenciador de pacotes Pacman 5.2.1, X.Org O servidor de exibição do servidor 1.20.7 e o Sudo 1.8.31 foram corrigidos contra a mais recente vulnerabilidade crítica.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o KaOS 2020.02

A imagem ISO do KaOS 2020.02 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Mas como o KaOS é uma distribuição distribuída, você pode atualizar suas instalações usando o sistema de gerenciamento de pacotes embutido. Tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal e está tudo pronto.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile