KaOS 2020.05 lançado com kernel 5.6 e apps mais recentes do KDE

KaOS Linux 2020.05 lançado com kernel 5.6 e apps mais recentes do KDE
KaOS Linux 2020.05 lançado com kernel 5.6 e apps mais recentes do KDE

E foi lançado o KaOS 2020.05 com o KDE Plasma 5.18 LTS e kernel 5.5 e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.

KaOS Linux 2020.05 lançado com kernel 5.6 e apps mais recentes do KDE

Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.

O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.

Agora, a distribuição KaOS Linux 2020.05 foi lançada como outra atualização mensal da ISO para este sistema operacional baseado em KDE e orientado para desktop, inspirado no Arch Linux.

De fato, o KaOS Linux 2020.05 vem dois meses após a versão ISO anterior, já que os snapshots de março e abril foram ignorados, provavelmente devido à crise do COVID-19.

Novidades do KaOS 2020.05

Comparado à versão anterior, este é fornecido com um kernel mais recente da série Linux 5.6 mais recente, ou seja, Linux kernel 5.6.8, uma nova pilha de gráficos da série Mesa 20.0, ou seja, Mesa 20.0.6 e todos os aplicativos KDE mais recentes.

O ambiente de desktop padrão enviado na versão KaOS 2020.05 é o KDE Plasma 5.18.4 LTS, que é acompanhado pelos mais recentes pacotes de software KDE Frameworks 5.69.0 e KDE Applications 20.04.0, todos compilados no Qt 5.14.2.

Outros componentes atualizados incluem GCC 9.3.0, GNU C Library 2.31, GNU Binutils 2.34, Glib2 2.64.2, Boost 1.72.0, ICU 66.1, Krb5 1.18, Guile 2.2.6, NetworkManager 1.22.10 e Perl 5.30.2.

Uma coisa que cham atenção nesta versão do KaOS Linux é um módulo Locale completamente renovado para o instalador, com uma aparência moderna e um mapa preciso e ao vivo. Isso será implementado por padrão em uma versão futura.

Por enquanto, há uma visualização incluída na imagem ISO. Isso pode ser ativado substituindo locale por localeq no arquivo /usr/share/calamares/settings.conf, antes de iniciar o instalador do Calamares.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o KaOS 2020.05

A imagem ISO do KaOS 2020.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Mas como o KaOS é uma distribuição distribuída, você pode atualizar suas instalações usando o sistema de gerenciamento de pacotes embutido. Tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal e está tudo pronto.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como CentOS, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile