KDE divulgou quais são seus próximos objetivos: Wayland e Consistência

Diante do fim da iniciativa de Usabilidade e Produtividade do KDE, a comunidade KDE divulgou quais são seus próximos objetivos: Wayland e Consistência. Confira!

Algumas semanas atrás, quando a iniciativa de Usabilidade e Produtividade do KDE chegou ao fim, a Comunidade KDE informou que eles continuariam trabalhando para melhorar todo o seu software.

KDE divulgou quais são seus próximos objetivos: Wayland e Consistência
KDE divulgou quais são seus próximos objetivos: Wayland e Consistência

Eles logo mencionaram alguns de seus próximos objetivos, como tornar Wayland o tipo de sessão padrão.

E que eles mencionaram rapidamente foi oficializado agora em um artigo chamado “Os objetivos do KDE” que eles publicaram recentemente.

KDE divulgou quais são seus próximos objetivos: Wayland e Consistência

A Comunidade KDE explica que eles são uma comunidade que trabalha em centenas de projetos, mas que o mais importante é o Plasma, seu ambiente gráfico.

Levando isso em consideração, é dado como certo que eles continuarão a melhorar o plasma, e portanto, dentre os objetivos mencionados, as três outras coisas são: aplicações, Wayland e consistência, o que significa que tudo está melhor integrado em termos de imagem e comportamento.

Aplicativos KDE e Wayland

O KDE tem mais de 200 aplicativos e inúmeros addons, plugins e plasmoids. O problema é que o suporte às vezes fica aquém, pois mostra que o site de seus aplicativos não foi atualizado até recentemente. A intenção é melhorar esse suporte, algo mais fácil graças aos novos tipos de pacotes (Snap e Flatpak).

Por outro lado, o Wayland despertou muito interesse entre a comunidade para permitir produzir software de imagem seguro, leve e com boa imagem.

O objetivo do KDE é “priorizar o monitoramento e a solução dos problemas que impedem que nosso software atinja a paridade de funções com o venerável sistema X Window”.

Consistência

“Consistência” refere-se à implementação do mesmo tipo de elementos da interface do usuário da mesma maneira entre todos os aplicativos. Por exemplo, as barras laterais nas janelas de configurações devem ter a mesma aparência e comportamento.

Os benefícios dessa consistência incluem:

  • Melhor usabilidade do software: os usuários reconhecerão padrões em todos os aplicativos do KDE, facilitando o aprendizado e o domínio de cada um. Abro um guarda-chuva para as críticas, mas algo assim é um dos pontos mais fortes do software da Apple: é intuitivo porque tudo “funciona da mesma forma”;
  • O uso de elementos visuais consistentes em todo o software KDE melhora a marca KDE, e os usuários podem reconhecer rapidamente os aplicativos KDE;
  • Redundância de código reduzida e manutenção fácil da base de código.
  • Reduzir a dificuldade de escrever um novo software porque os componentes reutilizáveis ​​estão disponíveis, com uma qualidade suficientemente alta para que ninguém queira criar suas próprias implementações.

O KDE não menciona nenhum prazo (ETA) para quando planeja alcançar tudo isso, mas a verdade é que são notícias importantes para todos os usuários de seu software, especialmente para aqueles que verificaram as melhorias alcançadas nos últimos anos.

Fonte: Ubuntulog

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.