KDE está de mudança para o GitLab e a primeira fase está concluída

O Projeto KDE está de mudança para o GitLab e a primeira fase está concluída. Confira os detalhes dessa importante migração.

Além de ser um dos principais ambientes de desktop para Linux, o KDE também é um das maiores fontes de aplicativos para este sistema.

Em novembro, o KDE anunciou que iria mudar para o GitLab como parte de uma migração maciça, e agora, a empresa confirmou que a primeira fase do processo está finalmente concluída.

KDE está de mudança para o GitLab e a primeira fase está concluída

KDE está de mudança para o GitLab e a primeira fase está concluída
KDE está de mudança para o GitLab e a primeira fase está concluída

O GitLab é um gerenciador de repositório de software baseado em git, com suporte a Wiki, gerenciamento de tarefas e CI/CD. GitLab é similar ao GitHub, mas o GitLab permite que os desenvolvedores armazenem o código em seus próprios servidores, ao invés de servidores de terceiros.

Em outras palavras, a comunidade do KDE agora pode usar o GitLab normalmente para contribuir com o projeto e ajudar a melhorar o projeto em geral.

A migração para o GitLab não foi de forma alguma algo que pode acontecer da noite para o dia, pois mais de 1.000 repositórios foram migrados.

E é por isso que o KDE queria fazer tudo em etapas, usando ferramentas personalizadas para atualizações em massa que deveriam ajudar durante o processo.

“A migração começou movendo algumas equipes menores e mais ágeis do KDE que estavam muito interessadas em testar e fornecer feedback”, explica Nuritzi Sanchez, do GitLab, em um post detalhado sobre a migração do KDE.

“Após a conclusão desse ciclo, o KDE começou a migrar equipes com uma base de código maior e mais colaboradores. Depois que todos os principais problemas foram resolvidos, eles fizeram a troca final de todos os projetos restantes que planejavam mudar. A equipe do sysadmin documentou os resultados após cada etapa e os compartilhou diretamente com a comunidade do KDE para receber feedback e obter consenso sobre como proceder.”

De acordo com as estatísticas oficiais, o projeto KDE é atualmente o lar de mais de 200 aplicativos, com mais de 2.700 artistas, designers, desenvolvedores e colaboradores trabalhando para melhorar a experiência geral de todos que fazem parte da comunidade.

Antes que a migração para o GitLab possa ser considerada completa, o KDE ainda tem mais duas fases para finalizar.

Eles incluem CI e gerenciamento de tarefas para desenvolvedores e, mais uma vez, isso aconteceria gradualmente para garantir que tudo corra conforme o planejado.

Uma visão geral mais técnica da migração está disponível na postagem do GitLab.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!