Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

KDE Plasma 5.20.3 lançado com correções de erros mas ainda sem backport

E foi lançado o KDE Plasma 5.20.3 com correções de erros mas ainda sem backport. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Quando o projeto KDE lançou o Plasma 5.20, ele mencionou entre seus recursos mais importantes que seria mais estável.

Provavelmente será no futuro, mas as primeiras versões chegaram com muitos bugs, especialmente para usuários neon do KDE, mas seus desenvolvedores lançam as primeiras atualizações de manutenção em breve, uma apenas uma semana depois e as outras duas semanas após a primeira lançamento.

Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.20.3. O Plasma 5.20.3 continua corrigindo bugs e se preparando para seu desembarque no Backports PPA

Os usuários do Kubuntu estão tendo muita paciência, pois ainda estão presos em uma versão de seu ambiente gráfico por mais de seis meses.

Acontece que o Focal Fossa chegou em abril com a versão 5.18 do desktop, mas não foi atualizado para a 5.19 porque precisava de uma versão mais atualizada do Qt, que não levava ao Kubuntu 20.04.

A história está se repetindo, embora de forma diferente, com a versão lançada em outubro, pois o Plasma 5.20.3 foi lançado agora e ainda não podemos instalá-lo no Kubuntu + Backports PPA.

Infelizmente, não há nenhuma declaração oficial sobre isso, mas Nate Graham disse que o neon do KDE encontrou mais problemas do que o esperado ao atualizar para o Plasma 5.20, então parece que o projeto KDE quer ser cauteloso e não fará o backport até ter certeza de que esses problemas estão resolvidos antes de levá-los para o Kubuntu, o que embora seja verdade que não é seu sistema operacional principal, também é verdade que muitos de nós o escolhemos porque está por trás da Canonical.

Novidades do KDE Plasma 5.20.3

KDE Plasma 5.20.3 lançado com correções de erros mas ainda sem backport

O Plasma 5.20.3 não vem com recursos de destaque. A título de atualização, está aqui para corrigir erros, e entre eles temos os seguintes:

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Para aqueles que estão interessados ​​em obter os novos pacotes, você pode encontrar as instruções para as diferentes distribuições do Linux nesse endereço.

Além disso, o trabalho da nova versão pode ser avaliado através do projeto openSUSE Live e do projeto KDE Neon User Edition.

Como instalar ou atualizar o KDE Plasma

Os pacotes de código-fonte do KDE Plasma 5.20.3 estão disponíveis para download agora, na página de anúncios de lançamento.

No entanto, é recomendável que a maioria dos usuários atualize para esta versão assim que esses novos pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas.

Quando isso acontecer, atualize seu ambiente de área de trabalho do KDE Plasma para o Plasma 5.20.2 através dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita.

Se quiser tentar, para instalar a versão mais recente do KDE Plasma no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile