Kernel 4.14 chega ao fim da vida útil após mais de seis anos

Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 4.14 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.6.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 4.14 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.6 o mais rápido possível.

Após mais de seis anos de manutenção, a série de kernel Linux 4.14 agora está marcada como EOL (End of Life) no site kernel.org, o que significa que não terá mais suporte com correções de bugs e segurança.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 4.14 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 6.5 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.6

Kernel 4.14 chega ao fim da vida útil após mais de seis anos
Kernel 4.14 chega ao fim da vida útil após mais de seis anos

Lançado originalmente em 12 de novembro de 2017, a série de kernel Linux 4.14 com suporte de longo prazo (LTS) atingiu agora o fim da vida útil do suporte após ser mantida por mais de seis anos.

O renomado desenvolvedor de kernel Greg Kroah-Hartman anunciou recentemente na lista de discussão do kernel Linux o lançamento do kernel 4.14.336 como o que parece ser a última atualização de manutenção para a série de kernel Linux 4.14 com suporte de longo prazo, que agora está marcada como EOL (End of Life) no site kernel.org.

Greg Kroah-Hartman disse que:

“Este é o ÚLTIMO kernel 4.14.y a ser lançado. Agora é oficialmente o fim da vida. NÃO use mais esta versão do kernel, por favor mude para uma mais recente, conforme mostrado na página de lançamentos do kernel.org. Se você estiver preso nesta versão devido à exigência de um fornecedor, obtenha suporte desse fornecedor para esta árvore de kernel obsoleta, pois é para isso que você está pagando.”

Duvido que ainda exista uma distribuição GNU/Linux rodando o kernel Linux 4.14, mas se você ainda estiver usando esta versão do kernel, você deve considerar atualizar para um dos muitos kernels suportados a longo prazo, incluindo o kernel 5.4, que terá suporte até dezembro de 2025, ou Linux 5.10, Linux 5.15, Linux 6.1 e Linux 6.6, todos com suporte até dezembro de 2026.

Claro, é aconselhável atualizar diretamente para a versão mais recente, ou seja, o kernel Linux 6.6 LTS, se estiver disponível para o seu sistema (caso contrário, você terá que compilá-lo a partir dos fontes).

Mas qualquer uma das séries de kernel Linux com suporte de longo prazo acima mencionadas fará o trabalho, especialmente se o seu hardware for antigo. Para hardware mais recente, um kernel mais novo é altamente recomendado.

O próximo na fila a chegar ao fim de sua vida útil com suporte é o kernel Linux 4.19 LTS, lançado em 22 de outubro de 2018. O kernel 4.19 LTS está programado para atingir o status EOL ainda este ano, em dezembro de 2024.

Atualizando para o kernel Linux 6.6

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 4.14, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.6 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.6 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.6, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.6 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.