Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Lançado o kernel 4.18.1, a primeira atualização da série 4.18! Confira!

Mal terminei de publicar um tutorial sobre como instalar o kernel 4.18 e já saiu uma atualização, o kernel 4.18.1. Confira as novidades e veja como atualizar.


O kernel, é basicamente, o coração de um sistema Linux, ou o núcleo do sistema e que o torna o que ele é.
Lançado o kernel 4.18.1, a primeira atualização da série 4.18! Confira!

Por ser um pouco mais técnico, pode-se dizer que o Kernel é o principal responsável por oferecer os diferentes programas com acesso seguro ao hardware do computador ou, de forma básica, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, através dos serviços de chamadas do sistema.

Entre as funções básicas e gerais de um kernel, temos:

No Linux, o kernel é chamado Linux e seu desenvolvimento é mantido pela grande comunidade de desenvolvedores de todo o mundo, que fornecem valiosas linhas de código a partir de seu tempo livre ou para o trabalho.

Lançado o kernel 4.18.1, a primeira atualização da série 4.18

Apenas alguns dias após o lançamento da série de kernel 4.18 do Linux, o desenvolvedor e mantenedor do kernel Linux, Greg Kroah-Hartman, anunciou a disponibilidade da primeira versão pontual, o kernel Linux 4.18.1.

O kernel Linux 4.18 foi lançado no domingo, 12 de agosto de 2018, por Linus Torvalds, e atualmente é a série de kernel mais avançada disponível para sistemas operacionais baseados em Linux.

O primeiro “point release”, o Linux 4.18.1, está agora disponível, o que marca a série de kernel do Linux 4.18 como estável e pronta para implementações em massa.

Todos os fornecedores de SO Linux agora são encorajados a adotar a mais recente série de kernel do Linux 4.18 para seus sistemas operacionais em arquiteturas suportadas, pois ele traz vários novos recursos, melhorias e drivers atualizados para melhor suporte de hardware.

anúncio na lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse o seguinte:

“Estou anunciando o lançamento do kernel 4.18.1. Todos os usuários da série 4.18 do kernel devem atualizar. A árvore atualizada do 4.18.y git pode ser visualizada em um navegador web normal no kernel.org: http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-stable.git;a=summary”

Como mencionado anteriormente, a série de kernel do Linux 4.18 vem com vários novos recursos e melhorias, dentre os quais podemos mencionar correções para Spectre Variant 1 e 2 para a arquitetura ARM de 32 bits, bem como mitigações do Specter Variant 4 para o ARM64 (AArch64 ) e arquiteturas ARMv8.

Ele também possui um compilador just-in-time para programas eBPF na arquitetura de 32 bits (x86), suporte a descarte aprimorado para o sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System), suporte oficial para o processador móvel Qualcomm Snapdragon 845 ARM, e melhor suporte para conexões USB Type-C e USB 3.2.

O suporte inicial para as próximas unidades de processamento gráfico Radeon Vega 20 também está disponível no kernel do Linux 4.18, junto com inúmeros drivers novos e atualizados, rede atualizada e pilhas de som, e muito mais.

O kernel Linux 4.18.1 sozinho altera um total de 74 arquivos, com 2211 inserções e 299 exclusões, portanto, atualize o mais rápido possível.

Para ver todas as mudanças presentes nesse kernel, acesse a nota de lançamento.

Como atualizar o núcleo do Linux para o kernel 4.18.1

O Linux 4.18.1 chegará em breve aos repositórios estáveis ​​da sua distro favorita. Aqueles que estiverem ansiosos para instalar o kernel 4.18.1 em seu sistema, podem usar as instruções abaixo para atualizar antecipadamente.

Como atualizar o núcleo do Linux para o kernel 4.18.1 no Ubuntu e derivados usando um aplicativo

Se preferir, é possível fazer a atualização para esse kernel usando a ferramenta Ubuntu Kernel Update Utilit, que automatiza todo o processo, conforme mostrado nesse tutorial:

Como atualizar o kernel do Ubuntu com o Kernel Update Utility

Como atualizar o núcleo do Linux para o kernel 4.18.1 em outras distribuições

Se você usa um sistema baseado no RedHat ou derivados, veja como atualizar para esse kernel usando esse tutorial:

Como instalar o Kernel 4.x nos sistemas baseados em RPM

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile