Kernel 5.5-rc3 lançado com várias correções importantes

Linus Torvalds lançou o kernel 5.5-rc3, e pelo cronograma atual, o kernel 5.5 final sairá em fevereiro. Confira os detalhes e veja como instalar esse RC.

Depois de uma semana vendo muitas correções de erros/regressões sendo aterradas quando nos aproximamos do ponto intermediário do kernel do Linux 5.5, finalmente saiu o kernel 5.5-rc3 saiu após .

Kernel 5.5-rc3 lançado com várias correções importantes
Kernel 5.5-rc3 lançado com várias correções importantes

Quanto ao anúncio do 5.5-rc3, Torvalds comentou: “é maior que o rc2. É claro que” o rc3 é maior que o rc2 “quase sempre é verdade, mas desta vez é um pouco maior, e apenas olhando para as contagens de commit, isso é um dos maiores rc3 que já tivemos há um bom tempo. ”

Novidades do Kernel 5.5-rc3

Uma nova mudança nesta semana que vale a pena notar no Linux 5.5-rc3 é a correção para inicializar novos sistemas AMD Threadripper 3960X / 3970X sem precisar de soluções alternativas. Também existem algumas correções no agendador e no gerenciamento de energia que foram realizadas nesta seman.

De qualquer forma, o Linux 5.5 está trazendo muitas melhorias e novos recursos com o Linux 5.5-rc3, colocando-o um passo mais perto de ser lançado. Nesta fase, parece que o Linux 5.5.0 estável deve estar disponível antes do final de janeiro, mas poderá entrar no primeiro fim de semana de fevereiro se os erros deixarem Linus Torvalds hesitante.

Como a próxima semana ou duas com 5.5-rc4/5.5-rc5 provavelmente será mais leve devido às férias de Natal e Ano Novo, é bem possível que este lançamento realmente deslize para fevereiro, dependendo de quantos erros persistirem no ano novo.

Para saber mais sobre essa versão do kernel Linux, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kernel 5.5-rc3

Como de costume, você pode fazer o download do último Release Candidate do Linux kernel 5.45 a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Mas lembre-se de que essa ainda é uma versão de pré-lançamento, e que não é adequada para uso em produção.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.