Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!

Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!
Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!

O desenvolvedor Jerry Bezencon informou que o Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite. Confira os detalhes e veja como atualizar o seu sistema.

O kernel Linux 5.6 chegou no final de semana como a segunda grande atualização para a série de kernel Linux 5.0, adicionando vários novos recursos e melhorias.

Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite! Veja como atualizar!

E agora, os desenvolvedores do Linux Lite anunciaram a disponibilidade da mais recente série do kernel Linux 5.6 nos repositórios de software de sua distribuição baseada no Ubuntu.

O Kernel 5.6 já chegou para os usuários do Linux Lite

Sim. Mais uma vez, os usuários do Linux Lite estão entre os primeiros a instalar as últimas séries de kernel do Linux. Nesse caso, o kernel Linux 5.6, anunciado em 29 de março por Linus Torvalds.

O Linux kernel 5.6 é a série de kernel mais avançada disponível até o momento e a primeira a ser fornecida com a poderosa e segura solução VPN WireGuard integrada.

Obviamente, o suporte ao WireGuard não é o único recurso da série de kernel Linux 5.6, que também vem com suporte a USB4, um novo driver térmico de resfriamento ocioso da CPU, suporte ao AMD Pollock, um novo sistema de arquivos Zonefs para dispositivos de bloco zoneados e muito mais .

O desenvolvedor Jerry Bezencon foi rápido ao empacotar o kernel Linux 5.6 para todas as versões Linux Lite suportadas, o que significa que os usuários podem instalá-lo a partir dos principais repositórios de software seguindo as instruções mais abaixo.

Como instalar o kernel Linux 5.6 no Linux Lite

Não importa se você está usando Linux Lite 4.x ou Linux Lite 3.x em seu computador pessoal, agora você pode instalar o kernel Linux 5.6 a partir dos repositórios oficiais de software abrindo o utilitário Lite Tweaks no menu Aplicativos> Sistema, e selecionando o recurso Kernel Installer (Instalador do Kernel).

Você também pode instalar o kernel Linux 5.2 executando os comandos abaixo em um emulador de terminal.

sudo apt-get update && sudo apt-get install linux-headers-linuxlite-5.6.0 linux-image-linuxlite-5.6.0 -y

Tenha em mente que, uma vez que o kernel do Linux 5.6 tenha sido instalado com sucesso, você terá que reiniciar o seu computador para que quaisquer mudanças entrem em vigor.

Antes de instalar o Linux kernel 5.6, por favor, tente manter em mente que é recomendado apenas para aqueles que precisam de suporte para alguns componentes de hardware específicos que não funcionam com uma série de kernel anterior do Linux.

Como o próprio Jerry Bezencon alertou:

“Se você usa drivers proprietários, este kernel pode quebrar a funcionalidade com esses drivers. Se você possui drivers proprietários instalados e ainda decide continuar com essa instalação do kernel, você deve ser competente para reparar seus drivers. Se você não estiver, NÃO instale este kernel.”

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Linux, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile