Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 6.7 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 6.8.
Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 6.7 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 6.8 o mais rápido possível.
Ou seja, a série de kernel Linux 6.7 agora está marcada como EOL (End of Life) no site kernel.org, o que significa que não terá mais suporte com correções de bugs e segurança.
Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 6.7 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.
Kernel 6.7 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 6.8
O kernel Linux 6.7 foi lançado por Linus Torvalds em 7 de janeiro de 2024 e introduziu novos recursos interessantes, como o sistema de arquivos bcachefs, um sistema de arquivos copy-on-write (COW) para sistemas operacionais baseados em Linux projetado para competir com os recursos modernos oferecidos. pelos sistemas de arquivos Btrfs e ZFS.
O Linux 6.7 também introduziu suporte para firmware GSP da NVIDIA no driver gráfico de código aberto Nouveau, novos recursos para o sistema de arquivos Btrfs, melhorias para o sistema de arquivos EXT4, vários aprimoramentos de rede, bem como vários drivers novos e atualizados para melhor hardware apoiar.
Após apenas doze atualizações de manutenção, a série de kernel Linux 6.7 agora está marcada como EOL (End of Life), o que significa que não receberá mais correções de bugs e segurança.
Os usuários que usam o kernel Linux 6.7 agora são incentivados a atualizar para as versões 6.8 do kernel Linux.
“Observe que este é o ÚLTIMO kernel 6.7.y a ser lançado. Este ramo está agora em fim de vida. Por favor, mude para o branch 6.8.y neste momento”, disse Greg Kroah-Hartman no anúncio da lista de discussão para o Linux 6.7.12, que é a última atualização de manutenção da série.
O kernel Linux 6.8 foi lançado no mês passado em 10 de março de 2024, com novos recursos como suporte de virtualização LAM (Linear Address Masking) para KVM, um novo driver Intel Xe DRM, suporte fscrypt para CephFS, um THP (Transparent Huge Pages) de vários tamanhos interface sysfs e muito mais.
O Linux 6.8 já está alimentando várias distribuições GNU/Linux populares, como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed, e será o kernel padrão nas próximas versões do Fedora Linux 40 e Ubuntu 24.04 LTS.
O kernel Linux 6.8 também foi atualizado hoje para a versão 6.8.3, que em breve chegará aos repositórios de software estáveis das distribuições GNU/Linux populares.
O kernel Linux 6.8.3 inclui algumas mudanças com 4.772 inserções e 2.551 exclusões em 481 arquivos alterados, portanto, é uma atualização altamente recomendada.
No entanto, devo avisá-lo que, embora o Linux 6.8 venha com recursos de ponta, ele também terá vida curta e será suportado por apenas alguns meses.
Portanto, se você está procurando suporte de longo prazo para o seu kernel, você deve considerar mudar para uma das muitas séries de kernel LTS, sendo o Linux 6.6 LTS o mais recente, que terá suporte até dezembro de 2026.
Atualizando para o kernel Linux 6.8
Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 6.7, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 6.8 do Linux.
Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 6.8 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 6.8, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 6.8 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM