Kernel 6.9 RC1 lançado com AMD P-State Preferred Core, e mais

E foi lançado o Kernel 6.9 RC1 com AMD P-State Preferred Core, e mais. Confira as novidades e veja como testá-lo em seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, o desenvolvimento do kernel Linux continua com o Linux 6.9 como a próxima grande série de kernel, e Linus Torvalds anunciou recentemente a disponibilidade do primeiro marco Release Candidate (RC) para testes públicos.

Novidade do Kernel 6.9 RC1

Kernel 6.9 RC1 lançado com AMD P-State Preferred Core, e mais
Kernel 6.9 RC1 lançado com AMD P-State Preferred Core, e mais

Já se passaram duas semanas desde o lançamento do kernel 6.8, e a janela de mesclagem do kernel Linux 6.9 está fechada, o que significa que chegou a hora da comunidade testar as versões de desenvolvimento do Release Candidate (RC), que são geralmente voltado para os primeiros usuários, mantenedores de distros e usuários avançados.

De acordo com Linus Torvalds, o kernel Linux 6.9 parece ser uma versão “bastante normal” que promete mais melhorias para o driver gráfico AMDGPU, melhor desempenho de temporizadores, atualizações para o subsistema workqueue, atualizações de arquitetura, remoção do antigo código NTFS, núcleo atualizações de rede, melhorias de VM e kernel, bem como melhorias de ferramentas e documentação e muitos novos drivers para melhor suporte de hardware.

E Linus Torvalds disse que:

“O subsistema de timer teve uma grande reescrita, para ter rodas de timer por CPU para melhorar o desempenho dos timers, o que pode ser um grande negócio, especialmente para redes. A outra atualização principal bastante notável é o subsistema de fila de trabalho, onde uma adição notável é o suporte à fila de trabalho de BH. Isso é notável principalmente porque significa que finalmente conseguimos nos afastar dos tasklets. A interface do tasklet está basicamente obsoleta há muito tempo, mas nunca tivemos boas alternativas.”

O kernel Linux 6.9 também promete mais melhorias para o sistema de arquivos bcachefs introduzido no kernel Linux 6.7, suporte ao “núcleo preferencial” AMD P-State, suporte para fontes maiores do console Linux para monitores 4K, melhorias no novo driver Intel Xe introduzido no kernel Linux 6.8, modo de passagem para o sistema de arquivos FUSE e muito mais.

Espera-se que a versão final do kernel Linux 6.9 chegue às ruas em meados de maio de 2024, seja em 12 ou 19 de maio, o que depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) Linus Torvalds lançará até então.

Se Linus Torvalds anunciar sete versões RC, devemos esperar que o Linux 6.9 chegue em 12 de maio. Mas se ele anunciar oito Release Candidates, estamos aguardando o dia 19 de maio para a versão final do kernel Linux 6.9.

No entanto, assim como o kernel Linux 6.7 e o kernel Linux 6.8, o kernel Linux 6.9 será uma série de curta duração suportada por apenas alguns meses com atualizações de segurança e correção de bugs, então se você está contando com suporte de longo prazo, você deve usar uma das ramificações do kernel LTS disponíveis em kernel.org.

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.