Kernel 6 lançado com novos recursos e correções

E foi lançado o Kernel 6 com novos recursos e correções, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Linux 6 como a mais nova série de kernel estável para distribuições GNU/Linux, adicionando novos recursos, suporte de hardware melhorado, bem como correções de bugs e segurança.

Novidade do Kernel 6

Kernel 6 lançado com novos recursos e correções
Kernel 6 lançado com novos recursos e correções

Depois de estar em desenvolvimento por dois meses, o kernel Linux 6.0 está finalmente aqui e apresenta suporte para a arquitetura de hardware AArch64 (ARM64) para trocar páginas enormes transparentes sem dividi-las, suporte para autenticação em banda NVMe, suporte para barramentos PCI no OpenRISC e Arquiteturas LoongArch, gravações em buffer assíncronas ao usar XFS e io_uring, bem como suporte a transmissão de rede de cópia zero io_uring.

O kernel Linux 6.0 também traz suporte para a extensão “Zicbom” para a arquitetura de hardware RISC-V para gerenciamento de dispositivos com DMA não coerente com o cache, um novo subsistema de verificação de tempo de execução que permite o monitoramento do estado do kernel, suporte para geração de novas regiões de memória CXL, suporte para implementar corretamente as listas de controle de acesso POSIX em sistemas de arquivos OverlayFS, e a implementação da segunda geração do protocolo “send” Btrfs que suporta o envio de grandes dados e extensões compactadas brutas.

Outras mudanças dignas de nota incluem novos recursos de gerenciamento de memória do espaço do usuário no mecanismo DAMON, suporte para limitar o servidor NFSv4 a 1024 clientes ativos em 1 GB de RAM, suporte para o sistema de arquivos EXT4 para buscar e definir UUIDs armazenados em um superblock do sistema de arquivos, suporte para o subsistema fsnotify para controlar melhor eventos ignorados, suporte para programas BPF adormecidos anexados a uprobes, bem como novos relatórios para a ferramenta perf para pontos de rastreamento de contenção de bloqueio e BPF para agregação no kernel.

Também há boas notícias para a virtualização, pois o kernel Linux 6.0 introduz um novo pseudodispositivo chamado ‘detector de bloqueio de vCPU convidado’ que pode atuar como um cão de guarda para informar ao host se a VM parou. Há também uma nova interface debugfs, um novo iterador BPF, um novo conjunto de kfuncs BPF, novos auxiliares BPF para gerar e verificar cookies SYN e um novo driver de bloco de espaço de usuário baseado em io_uring no Linux 6.0.

Linus Torvalds disse que:

“Como espero que esteja claro para todos, a principal mudança no número da versão é mais sobre eu ficar sem dedos das mãos e pés do que sobre qualquer grande mudança fundamental. Mas é claro que há muitas mudanças no 6.0 – temos mais de 15k commits sem mesclagem no total, afinal, e como tal o 6.0 é um dos maiores lançamentos, pelo menos em número de commits em um tempo.”

Obviamente, o Linux 6.0 também inclui vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

Além disso, ele adiciona muitas correções de bugs e ajustes para fornecer melhor desempenho do que os kernels anteriores, principalmente os ajustes no posicionamento de tarefas em sistemas grandes, melhorias de desempenho na implementação de TLS no kernel e um novo sinalizador IORING_RECV_MULTISHOT para habilitar operação multi-shot com chamadas recv().

Em termos de segurança, o kernel Linux 6.0 implementa a busca de sementes de números aleatórios dos dados de configuração do bootloader para os kernels x86 e m68k, suporte para o módulo de segurança SafeSetID para controlar alterações setgroups(), suporte para o algoritmo de criptografia ARIA, bem como suporte para ganchos anexados a um grupo de controle ou a um único processo de destino ao módulo de segurança BPF.

Mais detalhes sobre o kernel 6 estão disponíveis no anúncio da lista de discussão de Linus Torvalds.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.