Lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu

Lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu
Lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu

E foi lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu, mas não se preocupe, essa não é uma atualização de alta urgência ou crítica.

A Canonical trabalha duro para manter seu sistema sempre atualizado e seguro. Para isso, sempre que possível ela publica alguma atualização de segurança, ou de sistema.

Lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu

E mais uma vez, a Canonical atualizou o kernel do Ubuntu e todos os seus sabores oficiais e mais uma vez o fez para resolver problemas de segurança.

Lançada uma nova atualização de segurança do kernel do Ubuntu

Em outras ocasiões, a empresa de Mark Shuttleworth corrigiu tantos bugs que abordamos a atualização “urgente”, mas desta vez menos vulnerabilidades foram corrigidas e nenhuma delas é séria o suficiente para se preocupar demais. Ou seja, nenhuma é de alta urgência ou crítica.

Os sistemas afetados são todos que contam com suporte oficial, que atualmente são o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine, Ubuntu 18.04 Bionic Beaver e Ubuntu 16.04 Xenial Xerus.

No momento em que começamos a escrever este artigo, nenhuma informação sobre o Ubuntu 14.04, atualmente na fase ESM, ou Ubuntu 20.04, a versão atualmente em desenvolvimento que será lançada oficialmente em 23 de abril, foi publicada.

O Ubuntu 12.04 não é mais suportado (nem no ESM) e o Ubuntu 19.04 atingiu o fim de seu ciclo de vida na última quinta-feira.

Os relatórios que nos informam sobre as falhas de segurança corrigidas são USN-4253-1, que nos fala sobre uma vulnerabilidade em Eoan Ermine, USN-4255-1, que nos fala sobre duas vulnerabilidades no Bionic Beaver e USN-4254-1, que faz o mesmo, mas com cerca de 9 vulnerabilidades Xenial Xerus.

Todas as decisões de 19.10 e 18.04 são de urgência média, enquanto em 16.04, 2 de urgência média foram corrigidas e o restante tem prioridade baixa ou desprezível.

As falhas poderiam ser usadas para expor informações confidenciais, mas era necessário acesso local ao equipamento.

Como em outras ocasiões, a Canonical publica apenas relatórios de segurança depois de lançar os patches, portanto, proteger-nos de todas essas falhas é tão simples quanto abrir nosso centro de software (ou aplicativo de atualização de software) e atualizar os pacotes que já estão disponíveis.

Ou Para atualizar seus sistemas, siga as instruções fornecidas pela Canonical em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.

Como sempre, para que as alterações entrem em vigor, o sistema operacional deve ser reiniciado.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Linux, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile