Play.it – um projeto para compilar pacotes dos seus jogos favoritos

Se você sonhava em poder rodar um determinado jogo no Linux, conheça o play.it, um projeto para compilar pacotes dos seus jogos favoritos.


Um dos grandes mitos que você pode ouvir sobre o Linux é que “o Linux não pode ser usado para jogos” e isso ocorre porque muitos dos títulos de jogos que foram lançados para PC, não tiveram uma versão para ser executada no Linux.

Lançado play.it - um projeto para compilar pacotes dos seus jogos favoritos
Lançado play.it – um projeto para compilar pacotes dos seus jogos favoritos

Mesmo que esse problema tenha sido um fator importante, isso não deixou de ser um impedimento para o desenvolvimento das diferentes ferramentas que podemos encontrar hoje, que nos permitem desfrutar de nossos títulos favoritos em nosso sistema.
 
Entre as ferramentas mais famosas que podemos citar, podemos encontrar o Wine, do qual alguns outros fazem uso, como PlayOnLinux ou CrossOver.

Com a chegada do Steam e SteamOS, o catálogo de jogos e suporte para Linux aumentou a passos largos.

Tal é o ponto, que o Steam quer que no Linux seja possível rodar jogos que só podem ser instalados no Windows, sem a necessidade de software adicional.

Mesmo sendo uma excelente iniciativa, é mais provável que eles usem o Wine sob a camada Steam, o que significa que eles terão que fazer um grande esforço ou unir forças com os desenvolvedores do Wine para melhorar e refinar essa idéia.
 
Mas este não é o ponto atual, embora existam também os já famosos pacotes “Winepak” que são suportados pela tecnologia dos pacotes Flatpak que vêm com uma camada integrada de compatibilidade com o Wine.

Há também outro projeto bastante semelhante, mas ao contrário do “Winepak” este projeto propõe a construção de pacotes que podem ser instalados em sua distribuição como se fosse outra aplicação.

Conheça o Play.it

Este projeto é chamado de play.it e nasceu sob a ideia de seus desenvolvedores para eliminar o mito de que no Linux você não pode jogar ou instalar qualquer jogo.

Esse projeto faz uso de uma coleção de scripts de shell que são fornecidos aos usuários para a criação de pacotes .deb (para Debian e derivativos) e .pkg.tar (Arch Linux e derivativos) do instaladores de vários jogos que são suportados por esses scripts.

Estes pacotes podem ser instalados através do seu gerenciador de pacotes favorito. Entre esses jogos estão, é claro, os jogos nativos para Linux, mas também jogos para Windows e DOS, que rodam através de softwares como o Wine.

A facilidade de uso destes scripts é uma prioridade desde o início do desenvolvimento, o público-alvo é principalmente os recém-chegados ao Linux que não querem bater cabeça com a instalação de seus jogos.

Apesar da facilidade, os usuários avançados não foram esquecidos e estes podem fazer uso desses scripts de maneira mais personalizada.

Embora no momento exista uma limitação para os jogo que serão gerenciados pelo projeto: é uma versão DRM.

O motivo é tanto técnico (o que é muito mais difícil de acessar o conteúdo desses jogos, que muitas vezes não fornecem um método diferente de instalação) e especialmente legal (o que é muitas vezes proibido ignorar o DRM incorporado em um jogo, mesmo após uma compra legítima).

É por isso que, dentro do catálogo de jogos atualmente suportados por esta série de scripts, você não encontrará títulos suficientes.

Ainda que atualmente esta seja uma excelente proposta, ela tem coisas suficientes para acrescentar e sobretudo resolver, antes do problema das licenças em vários jogos..

Mas se podemos dizer alguma coisa é que, a princípio, ferramentas como essa enfrentaram o mesmo problema e muitas delas foram resolvidas.

Como instalar o play.it no Linux

Podemos obter essas sequências de script e ter o play.it em nosso sistema de uma maneira muito simples.

Basta executar os seguintes comandos no terminal:

git clone https://framagit.org/vv221/play.it
cd play.it
sudo make install

E pronto! Com isto, o play.it foi adicionado ao sistema.

O uso do play.it também é simples: basta executar o script junto com o endereço do jogo que você quer compilar o seu pacote:

play.it /endereço-do-jogo/juego.exe

A lista de jogos suportados junto com suas instruções pode ser encontrada na página do projeto.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.