Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Lançado Telegram 1.3.13 com exportação de bate-papo e novo tema noturno

Foi lançado o Telegram 1.3.13 com exportação de bate-papo e novo tema noturno, além doutros recursos. Confira as novidades e veja como instalar.


Chamado por alguns de “alternativa ao WhatsApp” (embora seja muito superior a este), o Telegram é um serviço de mensagens criptografadas entre várias plataformas e dispositivos conectados ao seu número de telefone celular, em vez de uma identidade de login tradicional.
Lançado Telegram 1.3.13 com exportação de bate-papo e novo tema noturno

Os recursos desse serviço incluem sincronização de mensagens, bate-papos em grupo, chamadas de voz, emoji e adesivos, suporte para envio de anexos de mensagens, incluindo fotos, vídeos e documentos, entre outros.

O Telegram fornece um aplicativo Web oficial, um aplicativo de desktop para Windows, Linux e macOS, um aplicativo para iOS e Android e uma API bem suportada, que os clientes de terceiros podem aproveitar.

Lançado Telegram 1.3.13 com exportação de bate-papo e novo tema noturno

O projeto Telegram anunciou a atualização de seus aplicativos mobile e de desktop com várias pequenas melhorias.

O Telegram 1.3.13 desktop ganhou um novo tema de horário noturno, opções para definir exceções de notificação e a capacidade há muito solicitada de exportar histórico de bate-papo.

O recurso Telegram Passport, um serviço de agente de identidade, torna-se mais seguro nesta versão graças ao “algoritmo aprimorado de hash de senha” para proteger os dados do Telegram Passport.

Exportação de bate-papo

Para exportar bate-papos por telegramas a partir do aplicativo de desktop, vá para “Configurações” e “Exportar dados do Telegram”, selecione os itens que você deseja incluir e clique o botão de exportação.

Se você deseja exportar apenas um bate-papo individual do Telegram, é necessário abrir a conversa, tocar no menu flutuante “…” e selecionar a opção “Exportar histórico de bate-papo”.

Você pode visualizar seus arquivos HTML exportados “lindamente formatado” para um navegador Web comum.

Melhoria nos temas

O cliente desktop também recebeu um novo “tema noturno” que pode ser configurado para ser ativado automaticamente durante a noite.

Não que você esteja limitado aos temas padrão, pois o cliente de mensagens já oferece suporte a temas personalizados.

Com a atualização mais recente, você pode atribuir temas personalizados de dia e noite e alternar rapidamente entre eles.

Exceções de notificação

Exceções de notificação são um recurso que os usuários do Telegram hardcore ​​desejarão usar.

Se você participar de vários grupos públicos, grupos privados, se inscrever em canais de transmissão (como o nosso) e tiver vários bate-papos individuais, as notificações do serviço podem ser impressionantes.

Com essa atualização para os aplicativos para dispositivos mobile e computadores, você cria regras sobre quais notificações você vê e/ou quais não.

Basta ir para “Configurações” e “Notificações” e digitar os nomes de usuários cujas notificações você deseja desafiar as regras globais.

Por exemplo, você pode optar por desativar todas as notificações do Telegram, mas criar uma exceção para sua namorada ou namorado, para que você receba alertas de suas mensagens.

Como alternativa, você pode ativar notificações para tudo, mas excluir alertas quando vier de um indivíduo específico.

Como instalar a nova versão do Telegram

O aplicativo de desktop oficial Telegram está disponível em sistemas Windows, macOS e Linux. Você pode baixar um instalador no site oficial do Telegram.

Você encontrará aplicativos para dispositivos móveis (que são necessários para criar uma conta do Telegram) na Google Play Store e na Apple App Store. Uma compilação “FLOSS” disponível no F-Droid.

No Linux, se preferir, você pode instalar a nova versão do Telegram usando um dos tutoriais abaixo:
Como instalar o Telegram Desktop no Linux via Flatpak
Como instalar o cliente oficial Telegram no Linux manualmente
Telegram no Ubuntu e Fedora: como instalar a versão oficial via repositório e Snap

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile