LibreELEC 9.2.1 lançado com suporte para serviços VPN WireGuard e mais

LibreELEC 9.2.1 lançado com suporte para serviços VPN WireGuard e mais
LibreELEC 9.2.1 lançado com suporte para serviços VPN WireGuard e mais

E foi lançado o LibreELEC 9.2.1 com suporte para serviços VPN WireGuard e outros recursos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O LibreELEC é definido como “apenas o suficiente” para executar o centro de mídia Kodi. O LibreELEC é uma distribuição Linux criada para executar o Kodi em hardware atual e popular.

LibreELEC 9.2.1 lançado com suporte para serviços VPN WireGuard e mais

Esse projeto é uma evolução do projeto OpenELEC. O software LibreELEC será familiar para os usuários do OpenELEC. A distribuição é executada em computadores desktop x86, dispositivos Raspberry Pi e computadores ODroid e WeTek.

Novidades do LibreELEC 9.2.1

LibreELEC 9.2.1 adiciona suporte para serviços VPN WireGuard e melhor suporte de hardware para o computador Raspberry Pi 4.

A versão final do libreELEC 9.2.1 (Leia) chega com base no Kodi v18.6, a versão 9.2.1 contém muitas alterações e melhorias na experiência do usuário e uma revisão completa do núcleo do SO subjacente para melhorar a estabilidade e estender o suporte de hardware em comparação com a versão LE 9.0.

Essa versão também traz o Suporte ao WireGuard adicionado às configurações, melhorias para o RPi4 e atualizações secundárias do servidor.

Também há uma mudança específica para o Raspberry 4: os usuários agora podem usar o parâmetro hdmi_enable_4kp60=1 para ativar o suporte à reprodução de vídeo 4K. A opção hdmi_enable_4k=1 tornou-se obsoleta e não é mais suportada.

Sobre a mudança, os desenvolvedores explicam que:

“Os novos recursos de vídeo em 4K ainda têm muitas arestas a serem suavizadas, mas os desenvolvedores da Pi Foundation vêm enviando correções para a equipe de teste a uma taxa fenomenal no último mês e isso continuará à medida que a base de usuários se expandir.”

Também foi aprimorado para os dispositivos Raspberry Pi 4 o suporte à decodificação HEVC, que agora é feito por hardware e não por software. O suporte à reprodução em Full HD (1080p) permanece igual ao dos modelos Raspberry Pi 3B e 3B+.

Sob o capô, o LibreELEC 9.2.1 ainda está usando a série de kernel Linux 4.19 LTS para dispositivos Raspberry Pi, mas com algumas adições para melhorar a experiência. Para dispositivos x86/64 genéricos, esta versão é fornecida com a série de kernel Linux 5.1.

No futuro, o LibreELEC também poderá adicionar suporte para inicialização de áudio, rede e USB HBR e suporte HDR para placas Raspberry Pi 4. No entanto, essas mudanças não serão possíveis sem um grande problema no kernel do Linux e a ajuda da Raspberry Pi Foundation.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o LibreELEC 9.2.1

A imagem ISO do LibreELEC 9.2.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile