Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Purism Librem 5 será lançado em janeiro de 2019! Confirmado!

O Purism Librem 5 será lançado em janeiro de 2019. A confirmação foi feita por sua fabricante, a Purism. Confira todos os detalhes e outras novidades desse anúncio.


A Purism, empresa de tecnologia conhecida por seus laptops Linux de alta qualidade, focados em segurança e privacidade, anunciou que seu telefone Librem 5 com Linux está dentro do prazo previsto para o seu lançamento, que acontecerá em janeiro de 2019.
Purism Librem 5 será lançado em janeiro de 2019! Confirmado!

Com a promessa de ser o primeiro smartphone com foco em segurança e privacidade, a Purism conseguiu arrecadar cerca de U$$ 2,5 milhões durante sua campanha de crowdfunding do Librem 5.

Purism Librem 5 será lançado em janeiro de 2019

Agora, a empresa está se preparando para lançar o produto mundialmente em janeiro de 2019, enquanto anuncia grandes avanços na fabricação e desenvolvimento desse incrível dispositivo móvel.

Parece que a Purism já conseguiu finalizar as especificações para a plataforma de hardware do Librem 5, fazendo um pedido ao fabricante para kits de desenvolvedor que tenham as mesmas especificações de base do design final do telefone celular.

Além disso, eles conseguiram finalizar o design do case e a interface do Librem 5, bem como os aplicativos Contacts e Calls (Contatos e Chamadas).

No anúncio, Todd Weaver, fundador e CEO da Purism, disse o seguinte:

“O progresso que fizemos nos últimos sete meses é empolgante, e é uma emoção ver o Librem 5 muito mais perto de chegar nas mãos dos usuários. Temos uma equipe extremamente qualificada de engenheiros e projetistas construindo a Librem 5 de acordo com o cronograma, bem como nossos recursos de fabricação comprovados para atender às nossas metas de entrega.”

Prometendo dar aos usuários a liberdade de que precisam e controle total sobre seus telefones celulares, o Librem 5 terá recursos não vistos em smartphones convencionais, incluindo chamadas criptografadas, capacidades nativas de VoIP (Voz sobre IP), armazenamento criptografado de ponta a ponta, SMS, e-mail, serviços VPN pré-configurados, suporte a uma ampla variedade de sistemas operacionais baseados em Linux, além de um slot para um smartcard de criptografia.

O dispositivo também oferecerá suporte a redes móveis GSM, UMTS, 3G, 4G e LTE, Wi-Fi e conexões sem fio Bluetooth, além de interruptores de hardware kill para a câmera e o microfone para evitar violações de privacidade.

O código fonte do Librem 5 estará publicamente disponível após o lançamento, para permitir que os usuários o modifiquem como acharem adequado ou desenvolvam aplicativos e serviços adicionais para o telefone celular.

Devido ao seu design focado na privacidade, o Librem 5 também promete abordar as crescentes preocupações com a privacidade de inúmeros usuários de telefones celulares, incorporando apenas componentes de software livres e de código aberto.

O dispositivo será alimentado pelo sistema operacional PureOS da Purism, que é baseado no Debian, e usará uma interface gráfica de usuário baseada no desktop GNOME Shell.

Além da interface do usuário padrão do GNOME, o Librem 5 suportará a interface do usuário do KDE Plasma Mobile e o port do Ubuntu Touch feito pelo projeto UBports.

A Purism tem parcerias com vários fabricantes de hardware para aumentar a segurança do dispositivo, como o Librem Key desenvolvido pela Nitrokey.

Para os interessados, o Librem 5 já está disponível para pré venda com o preço a partir de U$$ 599.

Mais sobre a Purism e seus produtos

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile