Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

LibreOffice 7 entrou na fase de desenvolvimento e versão 6.5 morreu antes de nascer

O LibreOffice 7 entrou na fase de desenvolvimento, e por conta disso, a versão 6.5 morreu antes de nascer. Confira os detalhes e entenda.

A The Document Foundation (TDF) oferece várias versões de sua suíte de escritório. Atualmente, a versão mais atualizada é a 6.3.4, mas eles continuam a recomendar a 6.2.8 para equipamentos de produção.

LibreOffice 7 entrou na fase de desenvolvimento e versão 6.5 morreu antes de nascer

A TDF também oferecem uma versão beta, mas o que nos interessa no momento e a notícia que motiva este artigo é que a empresa já está desenvolvendo o LibreOffice 7.0, uma atualização muito importante que virá à tona após a versão 6.4, que chegará nos próximos dias.

LibreOffice 7 entrou na fase de desenvolvimento e versão 6.5 morreu antes de nascer

Conforme pode ser lido em sua Wiki, o LibreOffice 6.4 chegará com novidades, como melhorias na interface do usuário, melhor desempenho no Calc, um gerador de QR, suporte para compilação mais rápida, remoção do plug-in GTK2 VCL e melhorias no filtro de importação/exportação, entre outras.

Inicialmente, a próxima versão deveria ter sido o LibreOffice 6.5, mas agora sabe-se que eles decidiram dar o salto para o LibreOffice 7, algo que não está claro no momento se é porque é melhor (marketing) ou porque acredita que inclui bastante alterações importantes para alterar a numeração.

O LibreOffice 7.0 chegará em 2020

Sabe-se que a próxima versão do LibreOffice chegará com o novo código Skia substituindo o Cairo. Essa é uma mudança interna importante e provavelmente responsável pela quebra de versão. Além disso, o suporte ao Vulkan será incluído.

Adicionando essas duas novidades e outras visíveis e invisíveis, a The Document Foundation decidiu que o LibreOffice 6.5 não seria iniciado no prazo agendado. De fato, ele nunca será lançado.

A data exata do lançamento do LibreOffice 7.0 não foi publicada, mas, considerando a frequência das atualizações, sabe-se que chegará em 2020.

Quando disponível e como de costume, a Document Foundation não recomendará a nova versão em equipamentos de produção até receber pelo menos 4 ou 5 atualizações de manutenção, que coincidirão com a versão 7.0.4-5 da suíte de escritório.

E você? O que você acha disso? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo