Lightworks 14.5 lançado com melhorias na interface do usuário

Foi lançado o Lightworks 14.5 com melhorias na interface do usuário e outras novidades. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.


Lightworks é um software de edição de vídeo popular, utilizado na indústria do cinema, como uma alternativa para o Apple Finalcut, Pinnacle Studio e Avid Media Composer.

Lightworks 14.5 lançado com melhorias na interface do usuário
Lightworks 14.5 lançado com melhorias na interface do usuário

Ele fornece ferramentas para o processamento de vídeos nos formatos livres e proprietários mais populares: H.264, XDCAM EX/HD 42, Avid DNxHD, AVC-Intra.

Novidades do Lightworks 14.5

O Lightworks, o sistema de edição de vídeo não-linear de longa data que ofereceu uma versão nativa do Linux nos últimos anos, depois de ter sido desafiado por atrasos por alguns anos, saiu na versão 14.5 e vem com Linux, macOS e suporte ao Windows.

O Lightworks 14.5 é o sucesso da versão Lightworks 14.0 de um ano e meio atrás, e chega como a atualização mais recente para este software multi-plataforma de propriedade da EditShare.

Esta nova versão traz melhorias na interface do usuário, suporte a mídia de taxa de quadros variável, configurações mais precisas de GPU, suporte à exportação Reaper, suporte a áudio AC-3 em vários formatos, suporte a arquivos RAW Blackmagic e vários outras melhorias.

Antes de ficar muito entusiasmado com este editor de vídeo que foi usado em filmes como O Lobo de Wall Street, Moulin Rouge e Pulp Fiction, ele continua sendo proprietário.

Em 2010, foi quando eles falaram em abrir o código-fonte, mas isso não deu certo… Originalmente, eles estavam esperando pelo acabamento do suporte ao macOS e ao Linux.

Tem havido esse apoio há anos, mas parece que o EditShare (a proprietária do software) desistiu de suas ambições de código aberto para o programa.

Os únicos comentários (semi-oficiais) ao longo dos anos têm atrapalhado as complexidades do open-sourcing.

Além disso, embora exista uma versão gratuita do Lightworks disponível, para suporte completo com este programa, você precisa do Lightworks Pro que custa U$$ 25 por mês/U$$ 175 por ano/U$$ 438 por uma licença definitiva.

Por isso, o software pode até ter mais recursos e ser mais estável do que os do Kdenlive e do OpenShot, mas esteja ciente que ele é proprietário e você gastará para obter suporte.

Mais detalhes sobre as muitas mudanças encontradas no Lightworks 14.5 podem ser encontradas nos fóruns do Lightworks.

Como instalar ou atualizar o Lightworks

Para instalar a versão mais recente do Lightworks nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do Lightworks no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock